em

Frota de PG chega neste mês a 200 mil veículos

O Detran-PR acaba de finalizar a contagem de veículos dos municípios referente ao mês de março, revelando que Ponta Grossa chegou, no mês passado, a 199.890 veículos. Considerando que, em média, o acréscimo mensal não é inferior a 300 novos veículos, a projeção é de que a cidade tenha atingido, até o final de abril, a marca de 200 mil veículos. Com uma população estimada em 344.332 habitantes, a cidade teria um carro para cada dois moradores.

O número, em si, não é um problema. Ao contrário, na avaliação de Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR, ele é um dado positivo que indica crescimento econômico do município. Mas a questão que acaba surgindo é, em que medida esse aumento na frota acaba prejudicando a mobilidade urbana. “O problema é o uso excessivo desses veículos privados para o deslocamento diário entre casa, estudo e trabalho; esse tráfego que se repete, diariamente, de segunda a sexta, pelas mesmas vias”, explica Bastos.

Para ele, a principal forma de garantir fluidez no trânsito é ofertando maior qualidade no serviço de transporte público, com mais conforto nos ônibus, faixas exclusivas que permitam menor tempo de deslocamento, e que façam com que os veículos particulares sejam prioritariamente utilizados nos momentos de lazer. Do contrário, os engarrafamentos em horários de pico são inevitáveis.

“Outro caminho é não priorizar ações para os usuários de automóvel, como o alargamento de vias ou mais vagas gratuitas de estacionamento, que acabam estimulando a usar os veículos particulares. Por parte da população há essas demandas, mas a oferta é preenchida rapidamente. É preciso desestimular o uso excessivo do carro”, comenta Bastos.

 

Sinalização

O presidente da AMTT, Roberto Pellissari, acrescenta que a prefeitura tem investido em melhorias na sinalização horizontal e vertical, criando rotatórias e adequações viárias como forma de evitar congestionamentos. “Está em processo licitatório a criação de uma rotatória próximo à sede da OAB, e um projeto em andamento para duas outras rotatórias nas proximidades da rodoviária”, lembra. Ele também destaca que o sistema semafórico inteligente está em fase de implantação, com alguns equipamentos que já receberam novos chips controladores e um centro de controle operacional cuja implantação está sendo concluída. A previsão é que o sistema esteja operando a partir do próximo mês.

Desafio é incentivar uso do ônibus (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.