em

Garimpo 1926: uma experiência para os cinco sentidos

Um espaço cultural completo, que reúne arte, cultura, pessoas e ideias. Esse é o objetivo do Garimpo 1926, projeto idealizado pelos sócios Jovercindo Pereira, Eros de Freitas e Andreia Carla Franco, inaugurado no dia 21 de outubro, com a 1ª Feira de Vinil de Ponta Grossa. O espaço abriga uma loja de antiguidades, sebo de livros e vinis, loja de presentes e decorações vintage, o Café do Garimpo e a nova sede da editora e livraria Estúdio Texto. Além disso, o pátio do local está aberto para a realização de eventos culturais.

"Pensamos em todos os detalhes para entregar isso para as pessoas como uma experiência, e uma das condições básicas para oferecer uma experiência para alguém é explorar os cinco sentidos", comenta Eros.

Ele explica que o estímulo dos sentidos começa pela visão, através das cores e detalhes da casa, a audição com a música (escolhida a dedo) que toca o dia todo, a questão do tato com as peças que estão expostas e o olfato com o aroma (essência) desenvolvido especialmente para o espaço. O paladar fica por conta do Café do Garimpo, que oferece um cardápio fixo, mas traz uma novidade gastronômica a cada dia.

Sobre a ideia em conceber o Garimpo, Eros conta que é resultado das manias dos três sócios. "Eu e o Pereira, por exemplo, temos o hábito de colecionar e comprar antiguidades há muito tempo. Reunimos algumas coisas dos nossos acervos e trouxemos para cá para montar a loja de antiguidades. Já o marido da Andreia coleciona vinis. A questão dos livros foi um interesse em comum entre nós, algo que não poderia faltar".

Desapego

Sobre o desapego em relação às peças que estão sendo comercializadas na loja de antiguidades, o sócio destaca que, mais do que possuir, o colecionador sente prazer em garimpar, e para isso é preciso ter espaço e motivação. "A gente gosta de ir atrás das peças e comprar, então se você não tem mais espaço ou condições de fazer isso, perde a motivação. A brincadeira foi justamente essa, vamos começar a vender pra começar a comprar de novo. Dessa forma, a gente mantém nosso amor pelo garimpo e oferece a oportunidade de outras pessoas terem acesso a esse novo acervo", finaliza.

O Garimpo 1926 está em funcionamento desde o dia 21 de outubro

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.