em

Gleisi Hoffmann critica intervenção federal no Rio de Janeiro

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) condenou nesta sexta-feira (16) o decreto do presidente da República que coloca a segurança pública do Rio de Janeiro sob intervenção federal. A senadora atribuiu parte dos problemas de segurança em todo o país à falta de recursos para investimentos no setor pelos estados e pediu a revogação da Emenda Constitucional 95, que segundo ela, cortou 50% dos recursos destinados ao setor este ano, o que corresponde a R$ 2,9 bilhões.

Para Gleisi Hoffmann, a solução tem que passar necessariamente por mais investimentos em políticas sociais, em trabalho, em renda, em emprego, em cultura e lazer. "O país está no caos. É o caos na segurança pública, é o caos na assistência social, é o caos nos investimentos, é o caos na educação. Não tem como salvar o país numa situação dessas. É responsabilidade desta Casa, de grande parte dos senhores que ocupam os assentos aqui e que ajudaram a aprovar a EC nº 95, o caos que nós estamos vivendo hoje", disse.

A senadora teme os riscos que representam para a população a presença das forças militares nas ruas do Rio de Janeiro. Ela acha que as Forças Armadas não estão preparadas para fazer segurança pública numa comunidade, pois são preparadas para a guerra. "Geralmente, em situações como essa, quando se abre exceção, abre-se a possibilidade de você ter uma situação contundente de perseguição e de repressão aos movimentos sociais e à garantia dos direitos constitucionais",completa.

Reforma da Previdência
Gleisi Hoffmann vê no decreto do governo federal um ato de caráter político, porque vai mudar a pauta do país. "Vendo que não iam aprovar a reforma da Previdência, mudaram a pauta e resolveram fazer a intervenção no Rio de Janeiro", destaca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.