em

GM amplia apreensões e reforça necessidade de divisão antidrogas

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) neste início de ano apontou que houve um aumento considerável no volume de drogas apreendidas pelas equipes da Guarda Municipal ao longo de 2018. Embora o quantitativo venha aumentando gradativamente, no ano passado foram recolhidos nas ações dos agentes mais de 58 quilos de entorpecentes, o que corresponde a um número 12 vezes maior que o verificado em 2017, quando 4,8 quilos foram apreendidos.

O secretário da SMCSP, Ary Lovato, acredita que esse montante denota o trabalho constante das equipes no combate ao chamado microtráfico. “Durante as abordagens, a quantidade apreendida costuma ser pequena, às vezes menos de um grama. Por aí é possível calcular quanto trabalho está envolvido na apreensão de um total de quase 60 quilos de drogas”, destaca.

Lovato acredita que a estatística é mais um indicativo que justifica a criação de uma divisão antidrogas, uma seção vinculada à SMCSP que teria equipes e recursos próprios para ações no combate ao comércio de entorpecentes. “O microtráfico é o gatilho para a grande maioria dos crimes do dia a dia. E muitas vezes atinge os mais jovens, que fazem uso dos entorpecentes em locais públicos. A GM faz o policiamento comunitário e a maior intensidade do problema ocorre na área central da cidade. Mas novos núcleos habitacionais, com aumento populacional, têm como consequência o aumento de consumo de drogas também nessas regiões”, explica o secretário.

 

Câmeras e denúncias

De acordo com a SMCSP, as câmeras de monitoramento em uso principalmente na área central ajudam a identificar locais de uso e comércio de drogas. O Parque Ambiental tem cobertura quase que total, o que possibilita a apreensão constante de drogas na região. Até mesmo LSD e drogas sintéticas cuja circulação só foi identificada recentemente já foram localizadas pelas equipes. “Esse material tem um quarto do tamanho de um selo de carta, mas a qualificação dos agentes de segurança é apontada como fundamental para localizar os materiais ilícitos”, comenta Lovato. A população pode ajudar, denunciando o tráfico ao 190 (PM) e o microtráfico ao 153 (GM).

 

Antidrogas

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a criação da divisão antidrogas depende da obtenção de recursos. A SMCSP não possui, em seu orçamento, o suficiente para viabilizar o desenvolvimento do órgão, que depende de emendas parlamentares para sua efetivação. A SMCSP informa que o então deputado federal Sandro Alex destinou recursos para a aquisição viaturas e estruturação da divisão, mas ainda é preciso mais recursos para possibilitar a contratação de mais agentes e para, então, viaiblizar a divisão por meio de lei municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.