Polícia

GM divulga balanço das ações de monitoramento

Entre janeiro e abril, a equipe do Departamento de Tecnologia acompanhou 6691 situações através das 36 câmeras de monitoramento da SMCSP
(Foto: Divulgação PMPG)

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), registrou, entre janeiro e abril deste ano, 6691 situações flagradas pelas equipes de monitoramento da Guarda Municipal (GM) em Ponta Grossa. Desse total, 1549 visualizações – cerca de 23% - resultaram em ações efetivas da GM, com deslocamento das equipes para verificação e abordagem de suspeitos.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da SCMSP, Carlos Henrique Salomon os números demonstram um avanço positivo em relação a eficiência do monitoramento na identificação de atitudes suspeitas e prevenção de delitos. “O resultado é muito positivo. Há alguns meses estamos mantendo o número de mais de 1500 visualizações mensais e que resultam, na média, em cerca 400 atendimentos em campo efetuados pela Guarda Municipal. Em alguns casos, ultrapassamos esse número. Como resultado disso, hoje, a Central de Monitoramento/153 é responsável por cerca de 60% das ocorrências repassadas para atendimento da GM”, destaca Salomon.

“O emprego da tecnologia tem sido muito importante para o desenvolvimento de ações mais precisas e eficientes da Guarda Municipal em campo, promovendo uma maior agilidade no atendimento e maior solidez na coleta de informações essenciais para o planejamento estratégico da Secretaria”, declara o secretário da SMCSP, Ary Lovato. “Além disso, o trabalho do monitoramento auxilia outras forças de segurança, pois contribui não só como prova em algumas investigações, mas também na identificação de suspeitos”, finaliza Lovato

 

Números

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), o mês de janeiro foi o que mais concentrou visualizações da Central de Monitoramento, com um total de 2.090 acompanhamentos, resultando em 506 ações da Guarda Municipal. Já em fevereiro, foram registradas 1.493 visualizações com 361 deslocamentos para verificação.

Em março, as equipes de monitoramento somaram 1.522 visualizações e 378 ocorrências em campo . Por fim, no mês de abril, foram 1.586 visualizações, que levaram a 304 deslocamentos da GM para verificação e abordagem de suspeitos.