em

Gosta de coxinha? Experimente esta de cogumelos com requeijão

Por conta de sua importância para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, a alimentação acaba sendo motivo de muito estudo, debate e discussão. Principalmente nos dias de hoje, algumas formas mais alternativas de alimentação deixam de ser tabu e motivo de preconceito e acabam se tornando até mesmo o estilo de vida de muitas pessoas que, por diversos motivos, incluindo restrições alimentares, apostam em uma dieta mais saudável, orgânica e sem carne.

A Chef Gabi Mahamud, por exemplo, autora do livro Flor de Sal, descobriu na cozinha sua vocação. Desde 2016, ela compartilha em seu blog diversas receitas para uma alimentação natural e consciente, ensinando a combater o desperdício de alimentos e a ter mais consciência na hora de consumir.

Seu livro apresenta uma releitura vegana e sem glúten de receitas clássicas e, o melhor, com ingredientes acessíveis. Confira uma delas a seguir:

 

COXINHA DE COGUMELOS COM REQUEIJÃO

Ingredientes:

– ? de xícara de caldo de legumes, leite vegetal ou água

– 2 colheres (sopa) de azeite

– temperos a gosto (usei sal, noz-moscada, pimenta-do-reino, alho em pó e cebola em pó)

– 1 xícara de batata-salsa (batata-baroa, mandioquinha) cozida e amassada

– 1 xícara de farinha de amêndoa ou de linhaça

– ½ xícara de farinha de arroz integral

– 1 colher (sopa) de fécula de batata

– 1 colher (chá) de salsinha

 

RECHEIO

– 1 colher (sopa) de azeite

– 1 dente de alho sem casca picado

– 200 g de cogumelos picados

– 1 colher (sopa) de missô

– sal a gosto

– cebolinha picada a gosto

– ½ xícara de requeijão de inhame

 

PARA EMPANAR

– água ou leite vegetal em abundância

– 1 xícara de farinha de amêndoa ou de linhaça

 

Modo de preparo:

Comece pelo recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite e refogue o alho até ficar levemente dourado. Acrescente o cogumelo e o missô, tempere com uma pitada de sal e misture. Deixe o cogumelo murchar bem; isso vai levar em média 10 minutos. Adicione a cebolinha e reserve.

Enquanto isso, prepare a massa. Em uma panela fora do fogo, coloque o caldo de legumes (ou leite ou água), o azeite, os temperos e a batata-salsa amassada e misture

bem. Ainda fora do fogo, peneire as farinhas e a fécula e incorpore-as junto com a salsinha. Misture bem até obter uma massa homogênea. Só então, ponha a mistura para cozinhar em fogo médio. Vá mexendo até virar uma bola de massa firme e pesada; isso levará cerca de 3 minutos. Desligue e deixe esfriar um pouco para manusear.

Preaqueça o forno a 210 °C. Quando você conseguir trabalhar a massa, separe porções um pouco menores do que o tamanho de coxinha que você quer. Pegue uma bolinha e amasse rapidamente, modelando uma espécie de cestinha funda.

Coloque o recheio de cogumelos, um pouco do requeijão e feche a coxinha, puxando delicadamente as bordas, até conseguir fechar em cima. Modele a coxinha no formato de gotinha. Repita esse processo com o restante da massa.

Coloque água ou leite em um pote largo e fundo, e a farinha de amêndoa ou de linhaça em um prato raso. Passe as coxinhas no líquido e em seguida na farinha para empanar. Disponha-as em uma assadeira. Leve ao forno e asse até ficarem douradinhas – cerca de 20 minutos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.