em

Governadora Cida Borghetti participa do Agroleite neste sábado

O Agroleite, um dos maiores eventos do setor leiteiro do Brasil, realizado em Castro, recebe neste sábado (18) a governadora Cida Borghetti. Ela visitará a Cidade do Leite e o Parque de Exposições Dario Macedo, onde acontece o evento.

Além de produtores, a edição deste ano reúne mais de 200 empresas de diversos ramos entre nutrição, medicamentos, genética, máquinas, ordenhadeiras e sementes. O objetivo é levar conhecimento aos produtores, por meio de palestras e fóruns técnicos, troca de informações com empresas e expositores do setor.

A governadora lembra que o Governo do Estado apoia e incentiva a produção leiteira do Paraná, com capacitação de técnicos e produtores e estímulo à inovação na cadeia. “O trabalho realizado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento contribui para elevar a produtividade e a qualidade do produto”, diz Cida Borghetti.

Promovido pela cooperativa Castrolanda, o Agroleite começou na terça-feira (14) e segue até este sábado. Na abertura do evento, o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Francisco Simioni, enfatizou o avanço da qualidade do produto paranaense.

“O advento da produção de leite longa vida sem aditivos é uma prova concreta de transformação de padrões de qualidade com vistas a alcançar consumidores com uma nova visão de consumo”, disse ele.

Segundo Simioni, entre os projetos prioritários da Secretaria da Agricultura está o do leite, que ganha destaque em produção com qualidade e produtividade. “O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, e em breve queremos alcançar a primeira posição”, completa.

Em 2016, o Paraná produziu mais de 4,7 bilhões de litros de leite, o que coloca o estado na segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais. A região dos Campos Gerais representa 9% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná.

Extensão rural

O diretor-presidente do Emater, Richard Golba, destaca o Agroleite como uma vitrine de tecnologias. “O produtor precisa saber escolher o que se adapta à sua propriedade”, recomenda. “Nesse sentido, os extensionistas podem auxiliar na seleção das melhores tecnologias para cada realidade. Hoje, um dos principais papéis da extensão rural é colaborar na seleção do que é ofertado no mercado, das possibilidades que ele tem. Isso é gestão da propriedade rural”, explicou.

Cooperação

“Vale destacar também histórico de cooperação para atender produtores que ainda não têm acesso à tecnologia”, disse o gerente estadual de Agropecuária e Negócios do Emater, Hernani Alves da Silva. O Emater também pode fazer a inclusão dos produtores para que tenham acesso ao mercado, ajudá-los a se organizar”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.