em

Governadora nomeia novos reitor e vice-reitor da UEPG

A governadora Cida Borghetti assinou, nesta terça-feira (9), o Decreto  nº 10436, de  nomeação dos professores Miguel Sanches Neto e Everson Augusto Krum, para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com mandato de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. Miguel Sanches e Everson Krum foram eleitos pela chapa ‘Somos UEPG’, em pleito realizado em 15 e 17 de maio, nos polos EaD, campis de Telêmaco Borba e de Ponta Grossa A posse da nova Reitoria ocorrerá em 31 de agosto, às 10 horas, no Cine Teatro Pax.

O processo de transição para a nova administração da instituição se desenvolverá de 1º a 17 de agosto. A Comissão de Transição foi instituída por meio da Portaria R. nº 237/2018, tendo como presidente a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, e como vice-presidente, o vice-reitor eleito Everson Krum; secretariados pela servidora Josecler da Conceição Kapp Lepinski, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Como membros indicados pela atual Reitoria, a comissão terá os pró-reitores Amaury dos Martyres (Assuntos Administrativos); Miguel Archanjo de Freitas Júnior (Graduação); Marilisa do Rocio de Oliveira (Extensão e Assuntos Culturais); Osnara Maria Mongruel Gomes (Pesquisa e Pós-Graduação); e Silviane Buss Tupich (Recursos Humanos); e a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Rosane Falate.  Pela futura gestão, foram nomeados Clóris Regina Klas Blanski Grden, Giovani Marino Fávero, Lígia Paula Couto, Marcos Vinícius Fidelis, Rauli Gross Júnior e Jeanne Regina Moraes.

A primeira reunião da comissão está agendada para o período de 1º a 3 de agosto, tendo como pauta a apresentação das pró-reitorias e qualquer outro órgão solicitado pelos eleitos. Entre outras questões serão discutidos a composição de cada órgão, rotina de trabalhos, ações realizadas e procedimentos indispensáveis nos próximos 90 dias. A reunião e apresentação da comissão ocorrerá na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas), em horário a ser definido. O gabinete de transição, no prédio da Reitoria, ficará na sala do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

O segundo momento de repasse de informações se dará de 6 a 10 de agosto, das 8 às 12 horas, com acompanhamento dos trabalhos em cada órgão, pelos dirigentes indicados pela Reitoria eleita. O processo terá continuidade de 13 a 17 de agosto, conforme a necessidade dos grupos de trabalho, para últimos esclarecimentos e solicitação de informações e documentos. Indicações de representação da instituição em eventos nacionais e internacionais previstos para os próximos meses serão feitas em comum acordo pelas duas equipes. No período transitório, os eleitos serão convidados para participar de eventos institucionais.

Quem são

Reitor: Miguel Sanches Neto, 52 anos, cursou o Colégio Agrícola em Campo Mourão e se formou em Letras pela Fafiman. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutor em Teoria Literária pela Unicamp (1998), fez pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal (2016). Professor-associado de Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1993, foi Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Paraná (1999-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (2002-2003) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais (2006-2010). Como escritor, conta com mais de 30 livros publicados, tendo recebido várias distinções, entre elas o Prêmio Nacional Cruz e Sousa (2002) e o prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Obras suas estão traduzidas na Argentina, na Espanha, no Canadá, na Alemanha, na Itália e em Cuba. Em 2014, concorreu à reitoria pela chapa MAIS UEPG, obtendo 39,2% dos votos. 

Vice-reitor: Everson Augusto Krum tem 48 anos e é formado em Farmácia e em Análises Clínicas na UEPG, respectivamente em 1990 e 1993. Começou sua carreira no magistério superior como professor Colaborador na UEPG em 1994. Foi professor de Hematologia na UEL em 1996. E é professor da carreira docente desde 1998, na disciplina de Hematologia. Com mestrado em Análises Clinicas na USP (1996) e doutorado em Hematologia na Unifesp (2006), foi coordenador do Curso de Farmácia (1998 – 2001), Diretor Adjunto do SEBISA (2006 –2014), Diretor Acadêmico do Hospital Regional (2012 – 2013) e é Diretor Geral do HU – UEPG desde 2013, onde se destacou por uma gestão de grande sucesso. No âmbito externo, foi presidente (por quatro anos), vice-presidente e tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, gestor de atividades médicas do Hospital Municipal de Ponta Grossa (2012 – 2013), e coordenador dos CAS – Prefeitura de Ponta Grossa. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.