Cidades

Governo divulga resultados da 1ª Prova Paraná

(Foto: Divulgação Prefeitura de Ponta Grossa)

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da 1ª Prova Paraná para professores, gestores escolares e Núcleos Regionais de Educação (NREs). A avaliação possibilita um diagnóstico sobre quais são os conteúdos que os alunos estão aprendendo mais ou menos, e sobre quais são suas dificuldades de aprendizado.

“O grande diferencial da Prova Paraná é que ela tem o caráter de diagnóstico. Se o professor consegue identificar detalhadamente qual é a dificuldade dos seus alunos, ele tem mais facilidade para definir quais ações adotar para que os alunos aprendam”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Em Ponta Grossa participaram da prova cerca de 4,2 mil alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais. Foi a primeira vez que a prova foi aplicada no município que aderiu voluntariamente à avaliação. Segundo a assessoria da Secretaria de Educação “No momento não há um resultado geral. As escolas estão analisando os seus resultados e discutindo com as equipes as avaliações individuais”.

Ao total realizaram as provas de Língua Portuguesa e Matemática, 435 mil estudantes de 2.048 escolas da rede estadual e 98 mil alunos de mais de três mil escolas municipais. Os resultados revelaram que os alunos têm mais dificuldades com Matemática do que com Língua Portuguesa.

Maior desempenho

Entre os conteúdos de Língua Portuguesa estão: interpretação de texto com auxílio de material gráfico (95% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental e 90% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental), e localizar informações explícitas em um texto (86% de acertos no 1º ano do Ensino Médio).

Nos conteúdos de Matemática estão: identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos (90% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental); resolver problemas envolvendo trocas entre moedas e cédulas (85% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental) e reconhecer e utilizar o Sistema de Numeração Decimal (78% de acertos no 6º do Ensino Fundamental).

Maiores dificuldades

Entre os conteúdos de Matemática estão: resolver problemas com fração (10% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental); resolver problemas que envolvam porcentagem (10% de acertos no 1º ano do Ensino Médio) e reconhecer diferentes representações de um número racional (11% de acertos no 1º ano do Ensino Médio).

Nos conteúdos de Língua Portuguesa estão: reconhecer posicionamentos em um ou mais textos (23% de acertos no 1º ano do Ensino Médio); identificar o locutor e o interlocutor de um texto (30% de acertos no 1º do Ensino Médio) e estabelecer relações lógico-discursivas em um texto (31% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental).

A segunda edição da prova Paraná acontece no dia 11 de junho e serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática a alunos do 2º, 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1° a 4° série do Ensino Médio.