em

Governos anunciam criação de fórum sobre gás no Codesul

Responsáveis pela distribuição de mais de 6 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural canalizado, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul anunciam a criação do Fórum Permanente do Gás no Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A medida tem como objetivo a criação de uma agenda anual de trabalho, que será oficializada nesta sexta-feira (28), durante uma reunião em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A agenda envolve as respectivas distribuidoras do setor – Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e MSGÁS (Companhia de Gás do Mato Grosso do Sul).

“O Fórum será um instrumento para discussão em nível regional de todos os assuntos de interesse do setor. Estamos muito focados, junto com as companhias de gás, para criar um grupo de trabalho e estudos e, em conjunto, facilitar e ampliar as relações negociais de forma integrada”, explica Wilson Quinteiro, secretário do Codesul Paraná.

“Nessa reunião em Foz, a intenção é traçar estratégias de desenvolvimento e de organização para o setor na região. Vamos buscar modalidades diferentes de atuação e, até mesmo, acordos para a compra e importação do gás”, antecipa Quinteiro.

Articulada
A reunião contará com a participação da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul),

“A ideia é trabalhar de forma articulada com todas as entidades e empresas do segmento, com convergência e alinhamento em temas fundamentais, como atrair e subsidiar atuação parlamentar em benefício da região, assim como a participação privada nacional e internacional em programas benéficos ao setor”, explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas e conselheiro da Abegás.

Interesse comum
Entre os principais tópicos que são de interesse comum dos estados estão projetos estruturantes para o desenvolvimento regional e diversificação da matriz energética; gargalos na infraestrutura do setor; regulação; concessão; financiamentos, investimentos e captações; meio ambiente; e inovação do setor de gás. Com um sistema rotativo de comando, o Codesul designou ao Paraná a presidência do Conselho a partir do mês de abril.

Também participam da reunião na próxima sexta, o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomón; o diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça; o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski; o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl; o diretor Administrativo e Financeiro da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, e o Gerente de Planejamento de Mercado da Sulgás, Charles de Souza Netto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.