em

Grupo Positivo chega definitivamente em Ponta Grossa

O professor e ponta-grossense, Renato Ribas Vaz, um dos fundadores do Grupo Positivo, retorna à cidade após 46 anos da fundação do grupo educacional. Com uma trajetória de grande sucesso, o Positivo iniciou com o tradicional cursinho na preparação para o vestibular e hoje é considerado um dos maiores grupos empresariais e educacionais do país.

Em visita à redação do Jornal Diário dos Campos, na manhã da última terça-feira (16), Renato, que possui grande experiência em exames vestibulares do Brasil, contou sobre a sua experiência no ensino vestibular, a história do Positivo e os planos do Curso preparatório para Ponta Grossa. Confira a entrevista abaixo.

Diário dos Campos: Professor Renato, como foi sua trajetória até se tornar fundador e diretor do Curso Positivo?

Renato Ribas Vaz – Eu comecei a dar aulas assim que entrei na faculdade.  Fui aprovado em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná , no ano de 1964 e comecei a trabalhar como professor no então Cursinho Pedro II, que era preparatório para os vestibulares de Engenharia. Dava aulas de Química naquela época. Em 1966, fui dar aulas no Curso Dom Bosco, no qual permaneci durante cinco anos preparando alunos para os vestibulares de Engenharia e Medicina. Em 1971, fui para o Curso Bardal até o final de 1972, quando fundamos o Positivo. Desde então, dei aulas, escrevi material didático para o pré-vestibular e me tornei diretor do Curso. Fui o pioneiro, no Brasil, a escrever o meu material de química dividido por aulas, uma ideia que, posteriormente, foi utilizada por todos os professores e que fez nascer uma metodologia diferenciada de ensino. Com o passar de poucos anos, o nosso material didático se tornou referência de qualidade de ensino e aprendizagem, fazendo grande sucesso em todo o Brasil, inclusive aqui em Ponta Grossa.

DC: No decorrer de todos estes anos, o Positivo manteve sua liderança em aprovação de alunos no vestibular. Existe algum segredo neste trabalho que possa ser revelado?

Renato Ribas Vaz – O nosso diferencial, desde que fundamos em 1973, sempre foram as instalações modernas na época, com televisões coloridas. Para o mercado isso era uma grande novidade. Já o segredo do Curso e de nossos alunos é a obstinação pelo sucesso e saber que ele é fruto de muito trabalho. Não medimos esforços para a atualização constante de nosso material didático, da pesquisa e conhecimento de todos os vestibulares brasileiros. Sabemos o quão importante é este acompanhamento para analisar as tendências e ver as diferenças regionais, pois nossos alunos devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de prova em qualquer lugar do país. Muitos alunos vêm se preparar conosco provenientes das mais diversas regiões e, muitas vezes, querem retornar para as suas cidades para cursarem as faculdades próximas de suas famílias. Por isto, sempre preparamos os nossos alunos para enfrentar os vestibulares mais difíceis e concorridos, à exemplo dos vestibulares da Universidade Federal do Paraná e o da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DC: Hoje o Positivo é o maior sistema de ensino do Brasil. O que isto representa ?

Renato Ribas Vaz – O número de escolas conveniadas ao nosso sistema de ensino cresce ano após ano. Hoje são mais de 4,5 mil escolas em todos os estados brasileiros com maior número delas nas regiões sul e sudeste. Isto prova a qualidade de nosso material didático e a importância de ter um material que é testado e aprovado, diariamente, em milhares de salas de aulas. Somos orgulhosos de fazer um material com este nível de excelência e a aprovação que recebemos, pois são mais de 100 mil professores, de todas as disciplinas, que o utilizam e aprovam a sua qualidade.

DC: Qual é a proposta que o Curso Positivo traz para Ponta Grossa ?

Renato Ribas Vaz – Ponta Grossa sempre se fez presente na história do Positivo. São milhares de ex-alunos desta cidade e de toda a região dos Campos Gerais que frequentaram os nossos bancos escolares em Curitiba, foram aprovados nos vestibulares que desejavam e retornaram como grandes profissionais que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento. Há muitos anos, queríamos ter esta oportunidade que agora se apresentou e conseguimos trazer a nossa estrutura e experiência, desde a educação infantil até o pré-vestibular. A proposta que trazemos é qualidade de ensino, pois isto é algo que não abrimos mão em nenhuma hipótese. A qualidade é um valor que construímos no dia a dia de nossas atividades nos 46 anos de existência da marca Positivo e, em Ponta Grossa, não será diferente. Estamos estruturando todos os nossos serviços e incrementando as nossas equipes para termos os melhores talentos com o foco no ensino, na qualidade e no aprendizado de cada aluno.  

DC: Como é retornar à sua cidade natal e poder oferecer um pouco de todo o trabalho e experiência que adquiriu durante todos estes anos?

Renato Ribas Vaz – Ponta Grossa sempre nos chamou a atenção e agora surgiu a chance de adquirir o colégio Neo Master. Nós esperamos realizar um excelente trabalho, mesmo porque o mercado é altamente promissor.

Além disso, é uma emoção pessoal muito grande, pois sempre vivi as lembranças da minha infância e da minha família aqui nesta cidade. É algo natural do ser humano sonhar em retribuir com o seu trabalho, empreender ou fazer algo na cidade em que nasce. Comigo não está sendo diferente, pois aumenta a minha responsabilidade em oferecer uma educação de qualidade, um serviço de excelência na minha terra natal. Estou cuidando pessoalmente de todos os detalhes do Curso Preparatório ao Vestibular, pelo qual respondo pela direção geral. Estamos formando uma grande equipe de professores, que sempre foi e ainda é a alma do Positivo. Encontramos aqui bons profissionais e vamos integrá-los com nossa equipe de Curitiba para somar experiências e talentos. Estamos estruturando salas de estudos e vamos oferecer o melhor de nosso trabalho, como grande polo regional. O Curso Positivo é referência de preparação e aprovação em todos os vestibulares. Faremos aqui uma grande história de sucesso também.  

Professor Renato Ribas Vaz ressalta importância da instalação do Grupo Positivo em sua cidade natal. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.