em

Grupo quer diminuir número de parlamentares

O grupo 'Muda Senado, Muda Brasil' está trabalhando para que a PEC 12/2019 seja aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. A matéria trata da redução de um terço do número total de congressistas. Se aprovado, o Senado ficaria com 54 senadores (hoje são 81) e a Câmara com 342 deputados (hoje são 513).

Os senadores que integram o grupo defendem que a medida trará enorme economia aos cofres públicos, dará mais agilidade ao Congresso, aumentará a transparência e reduzirá as possibilidades de corrupção e negociações espúrias. E, automaticamente, o número de deputados estaduais seria igualmente reduzido em todos os estados da federação. "O apoio da população é fundamental para que essa proposta se transforme em realidade", destaca  o senador Oriovisto Guimarães (Pode). Além dele, os senadores que representam o Paraná, Alvaro Dias (Pode) e Flavio Arns (Rede) também integram o movimento.

O 'Muda Senado, Muda Brasil' foi apresentado em plenário no final de setembro pelo senador Lasier Martins (Podemos). Entre os objetivos do grupo está cobrar atitudes do presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM), principalmente quanto à CPI da Lava Toga e análise de pedidos de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Formado inicialmente por 16 senadores, o grupo hoje conta com mais de 20, com o propósito de dar visibilidade a temas de grande repercussão nacional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.