em

Helicóptero aeromédico realiza treinamentos no Hospital Universitário

Equipes de profissionais do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) passaram por um treinamento prático na última quarta-feira (21). Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuaram em conjunto com as equipes do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu) durante simulações de transporte de pacientes pelo serviço aeromédico.

O helicóptero, entregue nesta semana pelo governo do Estado, será responsável pelas ações de saúde, como missões de resgate, transporte de pacientes e de órgãos para transplante. Ao longo de toda a manhã, foram realizados diversos pousos e decolagens no heliponto do hospital simulando o transporte de pacientes graves. Toda a organização do treinamento esteve sob coordenação da enfermeira do HU, Simone Macedo Hanke.

Profissionais do Hospital Universitário também ficaram posicionados com macas e demais acessórios necessários simulando a remoção das vítimas de dentro da aeronave até a estrutura do hospital. "Todo serviço que começa no hospital tem vários protocolos e que, muitas vezes, fogem da normalidade. Por isso, a importância do treinamento para que as equipes estejam em sincronia", comenta o médico Maikel Ramthun, coordenador do Pronto Atendimento do hospital.

O helicóptero conta com equipamentos de última geração. Todos os trabalhos serão realizados em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais da região. "É muito importante capacitarmos as equipes para que elas possam atuar no aeromédico. É um trabalho que já vem sendo realizado em vários municípios e, após este treinamento, o serviço estará apto para atender toda a população", disse o médico e diretor clínico do Samu de Ponta Grossa, Rafael Brandão.

Heliponto

Segundo o diretor do HURCG, Everson Krum, foram investidos cerca de R$ 100 mil para a reforma do heliponto do hospital. "A pista foi adequada de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que possa receber e transferir pacientes da nossa região", disse Krum.

Manhã de quarta-feira (21) foi de treinamentos com os profissionais que vão trabalhar junto ao aeromédico

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.