em

Hospital Regional de Telêmaco Borba iniciará atendimento nos próximos dias

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve em Telêmaco Borba para acompanhar a conclusão das obras do Hospital Regional de Telêmaco Borba (Paraná) cuja previsão de abertura para atendimento é já na próxima semana. No Paraná, entre as estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus adotadas pelo governador Ratinho Júnior estão obras de três hospitais que estavam previstas para o segundo semestre, diferente de outros estados, que optaram por adotar estruturas temporárias.

No hospital de Telêmaco Borba haverá a disponibilidade de 50 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19. Além de Telêmaco Borba, o hospital irá atender também pacientes de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania. A edificação foi inaugurada por diversas vezes desde 2010, mas ainda não recebeu nenhum paciente. "Esta unidade hospitalar é nova mas precisava de reparos e manutenção. Com essa parceria entre o governo do Estado e a Klabin, pudemos avançar, acelerar e em pouco mais de um mês teremos leitos em UTI e enfermaria voltados para os pacientes covid-19 de toda a região de Telêmaco Borba", disse o secretário Beto Preto.

A aceleração no cronograma de obras de adequação da unidade hospitalar está alinhada ao Plano de Contingência do Paraná para o enfrentamento da covid-19. O documento determina as responsabilidades da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais de Saúde no que tange o atendimento da emergência em decorrência da doença. O governo do Estado já investiu cerca de R$ 30 milhões.

A Klabin investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão em equipamentos, adequação e manutenção de estruturas de segurança e obras civis. Entre os itens que foram colocados em ordem pela companhia, estão: caldeira, instalações elétricas, hidráulicas e de gases, compra e instalação de aparelhos de ar condicionado, adequação das iluminações internas e externa do hospital, entre outros.

O hospital passa a oferecer nos próximos dias 10 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria, prontos para atender a população de sete municípios: Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

O secretário destacou a parceria entre os agentes públicos e privados para a reorganização do hospital. Nos próximos dias a instituição que será responsável pela gestão da unidade hospitalar receberá pacientes da região por meio do Complexo Regulador do Estado, através do Sistema CARE.

UNIDADE RENOVADA – O Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos destacou a importância da unidade hospitalar. "São mais de dez anos de espera. Estamos muito satisfeitos porque a cidade conta somente com hospitais particulares e há uma quantidade bastante grande de pacientes que se deslocam diariamente para receber atendimento em diversas regiões do Estado."

NOVAS ESTRUTURAS – Além de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava também terão reforço na quantidade de leitos.

PRESENÇAS – Estiveram presentes: o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski , diretor-presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado; diretor-geral da Paraná Edificações, Lucas Grubba Pigatto; diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.