em

Hospital Universitário de Ponta Grossa só deverá ampliar leitos de UTI após 20 dias

A ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, para receber pacientes com covid-19, só deverão acontecer após 20 dias. O prazo se deve ao fato de que o hospital ainda precisa transferir os leitos da maternidade para o Hospital da Criança para então dar início à readequação da ala para receber pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

A transferência da maternidade, no entanto, só poderá acontecer após a conclusão das obras de readequação que estão acontecendo no Hospital da Criança sob a coordenação da Associação dos Amigos do HC (AAHC).

De acordo com o presidente da entidade, Nelson Canabarro, o HC está sendo readequado com dois ambulatórios para receber a maternidade: um deles para atender as gestantes que aguardam por consultas médicas e também as puérperas, que são as mulheres que deram à luz recentemente. Em outra ala, estão sendo readequadas as enfermarias e as salas pré-parto.

As obras foram custeadas através de um aporte financeiro da empresa DAF, no valor de R$ 351 mil, para a construção de uma nova ala no hospital, com nove enfermarias, que depois teve o projeto readequado para receber os leitos do HU.

“Essas obras estão caminhando dentro do cronograma e a previsão é de que essa readequação esteja finalizada dentro de 20 dias para que então o Hospital Universitário possa fazer a transferência dos leitos”, disse Canabarro.

Ao todo, são 11 enfermarias, com dois leitos cada uma, totalizando 22 leitos, além da preparação de outra ala que está sendo preparada com mais 14 leitos, totalizando assim 36 leitos no Hospital da Criança destinados somente para a maternidade.

Além da preparação das novas alas, o HC finalizou as obras para a instalação de um aparelho de tomógrafo, que também teve verba destinada pela DAF, no valor de R$ 1,16 milhão. “O aparelho foi instalado ao lado da ala onde ficarão os leitos de UTI neonatal. Esses já podem começar a ser transferidos pelo HU”, reforçou Canabarro.

Em nota, o Hospital Universitário informou que aguarda o término das readequações do Hospital Criança para iniciar a transferência de leitos e reforçou que, “em paralelo, estão sento tomadas as providências administrativas e financeiras para a transferência da maternidade”. O mesmo foi confirmado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) a qual informou, ainda, que ainda não há data definida para a transferência.

Leitos

A reportagem do DC também conversou com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre a ampliação de leitos covid-19 tanto no HU como também no Hospital Bom Jesus, que poderá vir se tornar retaguarda para receber os pacientes, caso o Universitário atinja a sua capacidade máxima de leitos de ocupação.

“Como estabelecido no planejamento inicial da Sesa, há previsão de ampliação progressiva de leitos no HU, até mais 20 UTI adulto e 25 enfermaria, além de ativação de até 10 UTI adulto e 35 enfermaria no Bom Jesus. Hoje a ocupação de UTI do HU é de 90% (até o último domingo (24)). Nos próximos dias, haverá ampliação parcial, podendo ser no HU ou no Bom Jesus, conforme a necessidade. Não podemos antecipar a data efetiva ainda”, reforçou a pasta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.