em

HU forma mais uma turma de residentes

por Aline Jasper

Na última quarta-feira (13), o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) realizou a formatura dos programas de residência multiprofissional e médica. Receberam o grau de pós-graduados 49 profissionais de diversas áreas, como a medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, odontologia e educação física.

"O contato próximo faz com que a gente perceba que cada paciente é o amor da vida de alguém. Eu aprendi a amar ainda mais a profissão que escolhi". É assim que Mariana Schumacher Welling resume o aprendizado adquirido durante o período de residência médica em Neurologia.

Dentre os formandos desta turma de residentes, o clima geral era de comemoração e de satisfação pelo título acadêmico conquistado, mas também pelo aprendizado teórico-prático e pela formação de laços com colegas e com o próprio hospital. Como relata Fernanda Pereira da Silva, especialista em odontologia intensivista, o convívio frequente faz com que se forme uma família nos setores do hospital, e essa proximidade é algo que faz falta ao fim da residência.

Outro consenso entre os formandos na residência é a importância desta formação para a vivência profissional. "Vim como um profissional, e hoje me sinto outro. A residência traz uma valorização, tanto de conhecimento, quanto profissional, além de um olhar diferente sobre a profissão e o desenvolvimento de um raciocínio clínico", conta Axell Timotheo Lima Acioli Lins, especialista em fisioterapia intensivista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.