em

HU realiza 20 cirurgias pediátricas em uma semana

Em apenas uma semana, desde a sua inauguração no dia 8 de janeiro, a nova ala Cirúrgica Pediátrica do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) já realizou 20 cirurgias. O número está acima da média se levar em consideração o objetivo do hospital que será realizar até 60 procedimentos por mês.

O setor pediátrico atende crianças, recém-nascidas até os 12 anos, que precisam realizar cirurgias de urgência e emergência e que antes precisavam ser transferidos para outras cidades do Estado.

De acordo com a enfermeira e chefe de enfermagem do hospital, Caroline Simionato, a inauguração da nova ala ocorreu no dia 8, mas as crianças começaram a ser encaminhadas no dia 15 de janeiro. "Entre os procedimentos já realizados tivemos cirurgias de hérnias inguinal (hérnia na região da virilha); fraturas de fêmur, queimadura; apendicite; obstrução intestinal e escalpelamento (perda de couro cabeludo em decorrência de algum trauma)", explica.

Além dos procedimentos de urgência e emergência, o hospital também realizou procedimentos eletivos (sem urgência), como cirurgias de Amígdalas e Adenoide. "Avaliamos muito bem esses números, pois tínhamos uma previsão de aproximadamente 60 cirurgias por mês voltados para a emergência e, já na primeira semana, fechamos com estas 20. Foi mais que o esperado", comemorou.

Ala pediátrica

A nova ala conta com oito leitos pediátricos e uma equipe treinada especialmente para atender este público em específico. A novidade se deu graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Secretaria Estadual de Saúde, através do Hospital Universitário.

As crianças que precisarem realizar os procedimentos no hospital são atendidas, primeiramente, no Hospital da Criança, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para depois serem encaminhadas ao Regional.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), ao todo, foram investidos R$ 100 mil na compra dos novos equipamentos e serão destinados, ainda, R$ 150 mil mensais para o custeio dos serviços.

Crianças se recuperam nos oito leitos inaugurados no começo deste mês. (Foto: José Aldinan)

)))))))))))))))))))

Cirurgias pediátricas realizadas pelo hospital*

2 Hérnias inguinal (hérnia localizada na região da virilha)

2 Fraturas de Fêmur

1 Queimadura (1° e 2° grau – 30% corpo queimado)

3 Apendicites

1 Obstrução intestinal

1 Escalpelamento (perda de couro cabeludo em decorrência de algum trauma)

*Obs: Cirurgias realizadas entre 15 a 22 de janeiro.

Fonte: Hospital Universitário dos Campos Gerais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.