em

HU realiza média de 15 cirurgias por dia

O centro cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, durante o ano de 2019, 5.382 procedimentos cirúrgicos o que representa uma média de 15 cirurgias realizadas diariamente no hospital. Esse número aumentou 13,16% com relação à quantidade de procedimentos realizados em 2018 (4.756 cirurgias).

Segundo a chefe do centro cirúrgico, a enfermeira Caroline Simionato Zander, esse aumento tem sido progressivo nos últimos anos. Em 2011, foram realizadas 687 cirurgias, um aumento acumulado nos últimos oito anos de 683,4% no número de procedimentos. São, em média, 4.700 pacientes a mais que passam por procedimentos cirúrgicos por ano.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, enfatiza a importância dos serviços prestados pela universidade para a comunidade de Ponta Grossa e da região. “Queremos deixar como marca desta administração da UEPG o aumento crescente da eficiência, tanto administrativa quanto política, e de nossa responsabilidade social, marcando positivamente a vida da comunidade”, diz Sanches.

Melhorias na estrutura do Bloco Cirúrgico também permitiram a ampliação dos atendimentos. “O aumento do número de cirurgias foi possível graças à chegada de duas novas modernas mesas cirúrgicas, dois novos carrinhos de anestesia, a adequação de uma nova sala cirúrgica, tudo isso aliado à otimização das atividades no centro cirúrgico, adequações técnicas e maior pontualidade para início das cirurgias”, cita o vice-reitor da UEPG, professor Everson Krum.

Outra melhoria recente para o Bloco Cirúrgico foi a instalação de novas torneiras para higienização das mãos, permitindo a mínima contaminação das mãos após a realização da antissepsia, que é a limpeza das mãos e braços da equipe cirúrgica no preparo pré-operatório. “É o HU consolidando cada vez mais sua participação na saúde dos Campos Gerais”, comemora Krum. 

Procedimentos 

Do total de cirurgias em 2019, foram 1.021 procedimentos de urgência, 2.990 cirurgias eletivas (tratamentos cirúrgicos que podem ser agendados para a melhor data, após a realização de exames) e 1.371 semi-eletivas. Dentre as especialidades, o maior número de procedimentos foi realizado pela Ortopedia (1.784 cirurgias) e Cirurgia Geral (1.339). Também foram realizadas cirurgias de diversas especialidades: Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgias, Bucomaxilofacial, Gastroenterologia, Ginecologia, Plástica Reconstrutora, Urologia, Cirurgia Torácica, Oncologia, Mastologia e Proctologia.

A diretora geral do Hospital Universitário, Luciane Andreani Cabral, ressalta a vocação do hospital em atender traumas e procedimentos de urgência e emergência. “O aumento no número de cirurgias ocorreu mesmo em um cenário de dificuldades, em que foi necessário fazer ajustes internos para atender a demanda crescente de atendimentos do SUS”.

Também contribuíram para a agilidade dos atendimentos os mutirões, que são uma medida de incentivo à diminuição da fila de espera dos pacientes por cirurgias eletivas pelo SUS. Nesse formato, a equipe cirúrgica é dobrada e são preparadas de duas a três salas por especialidade. “Enquanto a equipe médica inicia a cirurgia em uma das salas, outra sala já é preparada, com o material cirúrgico organizado, disposição da equipe de instrumentadores e circulantes e posicionamento do paciente na mesa cirúrgica”, conta Caroline.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.