em

HU realiza segunda captação de pulmão em quatro anos

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) realizou, na manhã de sexta-feira (3), a captação de órgãos de um doador de 24 anos. Segundo o hospital, esta foi a segunda captação de pulmão que ocorreu na casa hospitalar em quatro anos de Comissão de Doação.

Uma equipe médica do Instituto do Coração (Incor) veio de São Paulo para ajudar no procedimento. Também foram captados fígado, pâncreas, rins e válvulas cardíacas que serão direcionadas para outros hospitais do Paraná.

O pulmão foi encaminhado pelo helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para São Paulo. Já a captação dos rins, fígado, pâncreas e válvulas foram levados, por via terrestre, por uma equipe médica de Curitiba para os outros hospitais do estado.

Doador

O doador é um jovem, de 24 anos, que morreu vítima de um disparo de arma de fogo em Piraí do Sul. O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (1°) na rua Joanino Milleo. Informações apontam que o projétil ficou alojado em seu rosto. O rapaz estava internado no HU desde então e teve morte encefálica constatada no final da tarde de quinta-feira (2). O suspeito pelo crime ainda não foi localizado.

Pulmão captado no HU foi levado de helicóptero para São Paulo. (Foto: José Aldinan)

Vídeo abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.