em

HU-UEPG tem mais duas residências aprovadas

A Comissão Nacional de Residências em Saúde do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação aprovou duas novas residências para o Hospital Universitário da UEPG nas áreas de concentração “Saúde Mental” e “Epidemiologia e Controle de Infecções”. A primeira é destinada a diferentes categorias profissionais, como psicologia, serviço social e enfermagem e a segunda, de caráter uniprofissional, é voltada para enfermagem.

A professora da UEPG Lara Simone Messias Floriano explica que a Residência Multiprofissional em Saúde Mental se constitui em uma das etapas de aperfeiçoamento profissional, com duração de dois anos na instituição e nos serviços de saúde vinculados ao SUS. “O programa pretende construir a partir de uma prática diferenciada, novas possibilidades do profissional vivenciar a atuação nos serviços de saúde, considerando uma visão mais integradora e articulada dos usuários do SUS e de suas necessidades de saúde mental”.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, enfatiza a importância dos serviços prestados pela universidade e hospital para a comunidade de Ponta Grossa e região. “Através das residências, o Hospital Universitário cumpre plenamente o seu papel de formação, qualificando profissionais da área da saúde, impactando na qualidade de vida de toda a comunidade”, diz Sanches.

Para o vice-reitor da UEPG, Everson Augusto Krum, “as residências ‘Saúde Mental’ e ‘Epidemiologia e Controle de Infecções’ confirmam a característica inovadora e de vanguarda do Hospital e da UEPG. A aprovação certamente é devida ao ótimo projeto, à infraestrutura do Hospital, recursos humanos de profissionais, professores e preceptores e ao apoio fundamental da Direção e da Reitoria”, afirma.

A diretora geral do Hospital Universitário, Luciane Andreani Cabral, ressalta a importância do programa. “Vemos com grande orgulho e satisfação a aprovação de novas residências multi é uniprofissionais. Agora, serão 9 programas, nas mais diversas áreas profissionais. Nos últimos anos, pudemos observar um grande ganho de qualidade no atendimento aos pacientes e por outro lado, os residentes têm uma oportunidade de aprendizado inigualável. Como diretora geral, é gratificante observar a troca de experiências entre alunos de graduação, residentes, professores, preceptores e profissionais do hospital”.

Segundo a professora Lara, “a Residência Multiprofissional em Saúde Mental é a pioneira da região dos Campos Gerais e, além de ser uma oportunidade para o aprimoramento técnico científico, permite que a própria sociedade tenha uma assistência cada vez mais qualificada, com profissionais aptos a responder tal demanda em todas as esferas de atenção psicossocial”, reforça.

Sobre o Programa

O Hospital Universitário lançou no ano passado os editais dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Ao todo, foram ofertadas 73 vagas em diversas áreas, dentre elas enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia e psicologia. Mais de 500 candidatos se inscreveram para participar do programa que terá duração de 2 anos, com jornada de 60 horas semanais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.