em

Hussein Bakri se reúne com reitores e leva demandas ao governador

Na condição de Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) deu os primeiros passos na construção de uma ponte entre as sete universidades estaduais e os poderes Executivo e Legislativo do Paraná. Chamado de “embaixador das universidades” pelos próprios reitores, o parlamentar destacou o novo momento dessa relação, que será calcado no diálogo permanente sob o comando do Governador Ratinho Junior (PSD).

“O passado de enfrentamento e desgaste das universidades com o Governo e a Assembleia ficou para trás. Há um desejo enorme da nossa parte em dialogar e, aproveitando esse novo ambiente, colocar a expertise do ensino superior a serviço do desenvolvimento do estado e dos municípios”, destacou Hussein Bakri.

A agenda articulada pelo deputado do PSD começou no Palácio Iguaçu, numa reunião entre o Governador, os reitores e o Superintendente Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. No encontro, Ratinho elogiou a iniciativa do Líder do Governo e se comprometeu a repetir essas discussões periodicamente, para que todos “pensem o Paraná juntos”.

Aos professores, o Governador explicou que o redesenho do organograma do Estado – que transformou a Secretaria da área em Superintendência – pretende dar mais eficiência e agilidade às ações das universidades. A ideia, segundo Ratinho, é que o ensino superior estadual dê apoio a todas as demais secretarias, ao estar diretamente vinculado à Governadoria e à Casa Civil.

“Nossa rede de universidades foi muito pouco demandada pelo Governo do Estado nos últimos anos e isso precisa mudar. Nosso ensino superior tem know how e professores qualificados, e pode contribuir muito para o desenvolvimento regional do Paraná”, ressaltou Ratinho.

Demandas

Na sequência, os reitores estiveram na Assembleia, onde puderam estreitar a relação com os deputados e apresentar uma série de demandas que julgam fundamentais para o dia a dia das universidades. Presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan agradeceu os encontros promovidos por Hussein Bakri, a quem classificou como um homem ágil e de palavra.

Como havia dito ao Governador, a professora externou aos deputados que as sete universidades estaduais estão imbuídas do espírito de cooperar com o poder público pelo desenvolvimento do Paraná. Na reunião, ela elencou algumas preocupações, como a definição de um marco regulatório que facilite a relação das instituições com a iniciativa privada, de forma a permitir que o conhecimento se transforme em inovação e chegue ao mercado; a autonomia financeira das universidades; e a reposição de professores e funcionários aposentados.

Também estiveram nas duas reuniões os reitores Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Júlio Cesar Damasceno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Antonio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Osmar Ambrósio de Souza, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); e Paulo Sergio Wolff, da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.