em

IAP lança edital para ecoturismo e educação ambiental no Parque Estadual de Vila Velha

Profissionais monitores de ecoturismo e pessoas e entidades que atuam com educação ambiental têm até dia 17 de setembro para inscrever projetos de atendimento ao público no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. O processo seletivo para novos parceiros tem o objetivo de oferecer atendimento qualificado aos frequentadores do local, incluindo segurança e visita guiada com interpretação ambiental dos atrativos.

O edital de chamamento público (nº 01/2018) com as normas para o processo seletivo foi publicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na última segunda-feira (27). “A ideia é que a gente possa desenvolver ações que aproximem ainda mais a população do parque e do meio ambiente, melhorando o entendimento pela necessidade de conservação do meio ambiente”, explica o presidente do IAP, Paulino Mexia. 

Processo seletivo

Os interessados em participar do chamamento devem encaminhar ao IAP propostas de atividades para serem realizadas durante a recepção e condução de visitantes nos roteiros básicos, que incluem Arenitos, Lagoa Dourada e Furnas. As propostas também devem contemplar os passeios especiais oferecidos na Unidade de Conservação como caminhada noturna, trilha da fortaleza, cicloturismo e observação de aves.

“Os parceiros selecionados poderão atuar no parque por um ano, sempre sob orientação e supervisão do IAP. A proposta é que o instituto se concentre mais nas ações voltadas para a conservação do bioma local e os parceiros atuem diretamente com o público que, por sua vez, receberá um atendimento especializado”, explica Guilherme Vasconcellos, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP.

É essencial que o interessado comprove capacidade técnica e operacional relativas ao atendimento de visitantes em Unidades de Conservação públicas ou privadas. Além disso, é preciso ter experiência com atendimento a visitantes em Unidades de Conservação e comprovar que possui sede no entorno do parque ou na região de abrangência do escritório regional do IAP de Ponta Grossa.

Para informações complementares, os interessados podem entrar em contato com o IAP, por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAP), pelo telefone (41) 3213-3880 ou e-mail [email protected].

Patrimônio histórico

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, o Parque Estadual de Vila Velha, é gerenciado pelo IAP, possui mais de 3 mil hectares e conserva fragmentos da Mata Atlântica e vegetação de Campos Nativos. É uma opção de lazer para o público que deseja contemplar a natureza e caminhar em meio aos arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Na fauna já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

O parque também oferece passeios especiais como Caminhadas Noturnas, Trilha da Fortaleza e Cicloturismo que são agendados de acordo com a programação mensal do local e também condições climáticas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.