em

IAP libera uso de aterro em Teixeira Soares

A Zero Resíduos começou a utilizar seu novo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), em Teixeira Soares, na última segunda-feira (29). O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) emitiu, no dia 16 de julho, a licença de operação para uso do novo aterro, localizado no prolongamento da estrada do Kalinoski, no município. Conforme atesta o documento, disponível para consulta no site do órgão, está concedida autorização para que os resíduos comecem a ser depositados no local, e a licença tem validade inicial de dois anos.

O documento foi concedido ainda em meio a polêmicas envolvendo questionamentos ambientais a respeito da localização do aterro, que fica na colônia Guaraúna, a poucos metros do rio de mesmo nome. Lideranças políticas, Ministério Público e moradores do entorno do local onde foi instalado o empreendimento se manifestaram a respeito, preocupados com uma possível contaminação do rio, afluente do Tibagi, e com a proximidade com o aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa.

Em junho, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior chegou a sobrevoar a área, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente, Márcio Nunes. A assessoria de imprensa do IAP informou que uma visita técnica no local verificou os efeitos das chuvas intensas que ocorreram na bacia do rio Guaraúna em maio. Segundo o diretor do Instituto Água e Terra (união do IAP, ITCG e Águas Paraná), Everton Luiz da Costa e Souza, foi observado que os efeitos das chuvas não prejudicaram a infraestrutura autorizada pela licença de instalação, bem como se constatou que o sistema de drenagem de água pluvial funcionou perfeitamente no período visitado.

 

Experiência

Em nota enviada pela assessoria de imprensa da Zero Resíduos, a empresa informa que o CTR de Teixeira Soares irá atuar como solução legal e ambientalmente adequada para destinação de resíduos domiciliares, comerciais e industriais de toda região dos Campos Gerais. Confira o texto na íntegra:

Após receber a Licença de Operação (LO) do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no dia 16 de julho, as operações do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) da Zero Resíduos, construído no Município de Teixeira Soares foram iniciadas no dia 29 de julho (segunda-feira).

O empreendimento irá atuar como solução legal e ambientalmente adequada para destinação de resíduos domiciliares, comerciais e industriais de toda região dos Campos Gerais e conta desde já com 03 unidades interdependentes:

1) Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis: que receberá resíduos coletados em unidades industriais e comerciais, os quais serão segregados, prensados e enfardados para voltarem à cadeia produtiva, como “Resíduos Recicláveis”. O processo é realizado em escala industrial, garantindo a qualidade do material segregado.

2) Unidade de Compostagem de Resíduos Orgânicos: que receberá resíduos orgânicos provenientes de indústrias, supermercados, feiras e cozinhas industriais. O processo de revolvimento acontecerá periodicamente de forma mecanizada, com controle permanente dos parâmetros de produção e o composto produzido poderá ser utilizado no condicionamento de solos, melhorando a sua produtividade.

3) Aterro sanitário para disposição final de resíduos: que será uma alternativa ambientalmente adequada e muito mais econômica para indústrias que hoje destinam seus resíduos a cidades como Curitiba, a mais de 100 km do local de geração. Além das tecnologias de padrão internacional aplicadas na sua construção, o aterro sanitário será operado com a utilização de geomembranas, reduzindo o volume de efluente (chorume) produzido.

A Zero Resíduos Ltda, empresa do Grupo Philus responsável pela implantação do CTR, já operou mais de 1.200.000 toneladas de resíduos ao longo de sua história, tornando-se especialista no desenvolvimento de soluções para a destinação final segura e responsável. O empreendimento possui soluções inovadoras, permitindo que a cada dia mais resíduos possam ser tratados, valorizados e reaproveitados em processos produtivos, gerados por pequenos e grandes geradores, incluindo residências, comércios, prefeituras e indústrias.

As técnicas de engenharia utilizadas no empreendimento são as mais modernas e adequadas à realidade do local e das atividades a serem desenvolvidas, proporcionando reaproveitamento total dos resíduos e destinação final 100% segura.

Sobre a Zero Resíduos

Pertencente ao Grupo Philus (grupo empresarial pontagrossense, composto por quatro empresas), a Zero Resíduos é focada no desenvolvimento de soluções ambientais, tem como diferencial desenvolver e construir soluções inovadoras para seus clientes na área de gestão de resíduos. Formada por equipe especializada e com uma vasta experiência nas áreas de engenharia e gestão ambiental, além de um acervo de equipamentos com tecnologia de ponta, a Zero Resíduos está preparada para fornecer soluções completas, desde a especificação de um projeto até sua implantação e operação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.