em

Ideias e inspirações para decoração de quartos infantis

Os quartos são os cômodos mais pessoais e íntimos da casa, afinal eles servem como local de descanso e funcionam quase como um refúgio para seus donos. É muito importante que a organização e a decoração do ambiente reflita os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço.

Quando o assunto é quarto infantil não é diferente, destacam os arquitetos Vanessa Diovam Taques da Fonseca, Ayumi Meister Sumikawa e Arison Souza, da Pietá Interiores. “Ainda que a criança não tenha preferências bem definidas é essencial que o quarto seja confortável, transmita para a criança o sentimento de segurança e traga referências das atitudes e gostos dela”, pontuam.

Os arquitetos conversaram com a reportagem do Find dando diversas dicas de decoração para estes ambientes – especialmente no que diz respeito às cores – e mostraram alguns projetos prontos. Confira a seguir!

 

Fuja das cores óbvias

Divulgação

Para quem quer sair do tradicional rosa e azul para o quarto dos filhos, uma sugestão incrível é optar por uma decoração neutra no cômodo. Esse estilo é baseado em uma decoração na qual as cores podem ser utilizadas tanto para meninos como para meninas. Essa proposta também é ideal para quem não sabe o sexo do bebê ou para duas crianças que possuem sexos diferentes.

 

Aposte no ‘clean’

Fábio Matavelli

Também é possível fazer um quarto ‘clean’ todo branco, utilizando cores apenas nos brinquedos e enfeites. Dica extra: no projeto destas fotos, por exemplo, o cômodo era muito grande e foi dividido com um armário que é também suporte para a televisão. Desta forma, um cômodo grande pode virar dois ambientes bem definidos. Um que abriga a cama, mesa e armário da TV, outro com o closet.

 

Cores e temas divertidos

Fábio Matavelli

Caso a ideia seja alegrar o quarto das crianças, aposte em papeis de parede divertidos. Hoje em dia o que não faltam são opções. Os pais podem optar tanto por cobrir o quarto todo, quanto cobrir apenas uma parede, mesclando com cores que combinem com as do papel escolhido ou cores neutras. Os adesivos também são uma opção e também servem tanto para quartos neutros quanto coloridos. Com noção de como combinar as cores e bom gosto é possível fazer belas composições.

 

Provençal: um clássico

Fábio Matavelli

Outra opção é decorar o quarto com letras, seja em forma de quadros, bem como suspensos em prateleiras, pois é uma boa maneira para deixá-lo com aspecto provençal. Falando nisso, este quarto foi quase todo equipado com mobília antiga reformada e toda pintada de branco, o que conferiu um aspecto elegante e tradicional que remete ao estilo provençal. Os detalhes da cama, do espelho e do berço também dão um ar clássico ao ambiente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.