em

Idosos são 70% das vítimas fatais da covid-19 no Paraná

O boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná expõe um dado que é esclarecedor. Conforme o levantamento realizado pela Epidemiologia, o percentual de óbitos ocasionados pela covid-19 no estado aumenta conforme a faixa etária, sendo que a maior parte (57) ocorreu entre pacientes com mais de 80 anos. No entanto, a média de idade dos casos fatais é de 67,3 anos. No total,158 dos 227 óbitos no Paraná (cerca de 70%) foram de pessoas com mais de 60 anos.

Em parte, isso explica uma medida polêmica que deve ser adotada pelo município de Ponta Grossa nos próximos dias, quando a prefeitura deve deixar de renovas os cartões de transporte utilizados por pessoas com mais de 60 anos. O benefício do vale-transporte gratuito é garantido por lei, mas a ação tem o objetivo de desmotivar a saída dessa parcela da população, considerada a mais vulnerável e a principal a ocupar os leitos de hospitais.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, não haverá proibição do uso do transporte público. Os idosos que precisarem, poderão usar os ônibus apresentando a carteira de identidade. Mas a prefeitura quer, com isso, evitar que saiam sem necessidade. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.