em

IFPR amplia projeto e fará construção de unidade

Uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) deverá ser construída em Ponta Grossa. A novidade foi anunciada nesta semana após uma reunião realizada entre o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, e professores do IFPR que compõem uma equipe técnica para a elaboração do projeto.

O instituto é uma das pontas do projeto da Cidade do Conhecimento, viabilizada através de uma parceria entre a UTFPR e o Município, onde deverão ser agrupadas diversas frentes da inovação em apenas um espaço, incluindo o IFPR, o Parque Tecnológico, além de uma montadora de veículos no mesmo local.

De acordo com Pilatti, a discussão inicial da vinda do IFPR para Ponta Grossa, e que já havia sido aprovada pelo MEC, era da implementação de um polo na cidade, ou seja, estaria ligado ao campus de Curitiba e os professores dariam aulas no município a partir de Telêmaco Borba e Irati, por exemplo.

"Mas, nesta semana, tivemos um avanço em nossa discussão inicial. A equipe do IFPR voltou a se reunir com o Ministério da Educação e, para a nossa surpresa, o MEC se encantou com o projeto da Cidade do Conhecimento e com a ideia de ter uma unidade do Instituto Federal ao lado da sede da UTFPR, onde poderão ser compartilhados equipamentos e laboratórios. Além disso, pediu um projeto ainda maior do que apenas a instalação de um polo em Ponta Grossa, mas sim a vinda de uma unidade do instituto", destacou o reitor da UTFPR.

Implementação

Uma das frentes, e a principal delas, para o projeto do IFPR e Cidade do Conhecimento é de que a Prefeitura de Ponta Grossa doe um terreno – onde existe uma escola localizada ao lado da UTFPR – para a construção de um prédio para o funcionamento de uma agência de inovação, aliada com a oferta de cursos do IFPR e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O processo para a efetiva doação da área tramita há pouco mais de três anos. Em 2015, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto 291/2015 em que autorizava o Poder Executivo a doar o imóvel para a ampliação do campus da UTFPR. A lei, no entanto, deveria ter sido sancionada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) para que a doação fosse, de fato, concretizada.

Há cerca de algumas semanas, o prefeito Marcelo Rangel assinou uma retificação no termo que determina a doação do terreno à UTFPR. Com isso, a retificação assinada por Rangel precisa ser encaminhada à Câmara de Vereadores, ser aprovada pelo Legislativo, em seguida ser sancionada pelo prefeito. A previsão é de que todo o trâmite ocorra nas próximas semanas. "Vejo que estamos dando sucessivos passos para que o projeto saia do papel e agora a celeridade é desejada", comemorou Pilatti.

Instituto Federal

De acordo com o professor Odacir Antonio Zanatta, reitor Pro tempore do IFPR, a implementação de uma unidade em Ponta Grossa prevê a oferta de cursos técnicos tornando-se, dessa forma, um Centro de Referência.

Os cursos ofertados pelo IFPR têm duração de dois anos e são totalmente direcionados ao mercado de trabalho. "É uma educação pública, gratuita e de qualidade, ministrada por professores com alto grau de qualificação", disse Zanatta.

Projetos parecidos com o de Ponta Grossa já foram viabilizados em cidades como São José dos Pinhais e Arapongas. "Em Ponta Grossa, a parceria do IFPR, UTFPR e UEPG será muito importante para colaborar com um bom desenvolvimento no arranjo produtivo, cultural e social local", garantiu Odacir.

Foto: Fábio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.