em

IICA lança projeto de agricultura resiliente na Dominica

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) será o principal sócio do governo da Dominica na construção de um Centro de Resiliência, que difundirá em nível global as experiências ligadas à atividade agrícola climaticamente inteligente.

A iniciativa foi tema tratado por Otero na Dominica a partir de uma solicitação do governo do país caribenho. Ele foi recebido pelo vice-primeiro-ministro e ministro de Agricultura, Alimentação e Pesca, Reginald Austrie, e pela ministra de Assuntos Estrangeiros, Francine Baron.

"A petição significa um reconhecimento ao IICA, por sua presença e trabalho em Dominica, e a realização de uma aposta muito inovadora. Este país superou as etapas mais urgentes da sua reconstrução, depois da devastação provocada pela última temporada de furacões, e quer mostrar que está maduro para assentar as bases de um Centro de Resiliência e para compartilhar com o mundo as boas práticas, experiências e tecnologias associadas à agricultura climaticamente inteligente, entre outros", afirmou Otero.

Detalhes sobre a adoção do projeto serão tratados durante a próxima Semana da Agricultura do Caribe, entre 8 e 12 de outubro em Barbados.

"A ideia é que seja um centro irradiador de conhecimento a partir da Dominica e que tenha uma grande afinidade com os países do Caribe Oriental. A mudança climática é um tema que chegou para ficar.

Estamos diante de uma nova agricultura e temos de dar à região as ferramentas para enfrentar a problema", acrescentou o diretor-geral do IICA.

Durante a visita de Otero, o governo de Dominica reconheceu a contribuição do IICA na organização dos agricultores e seu apoio à cadeia do coco e aos produtores de mel depois dos danos causados pelos furacões Irma e Maria há quase um ano.

Os estragos causados por esses fenômenos naturais extremos, que afetaram a infraestrutura, a economia e a atividade agrícola, ainda são visíveis no país. Dominica, porém, está se recuperando rapidamente, e seu setor rural exibe um novo dinamismo.

O diretor-geral do IICA está realizando visitas aos países do Caribe Oriental. Ele já visitou Granada e, depois de cumprir sua agenda de trabalho na Dominica, viajará a Santa Lúcia, onde se reunirá com o primeiro-ministro e com os ministros de Agricultura e das Relações Exteriores, entre outras autoridades.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.