em

Imbituva e Reserva tem as primeiras mortes por covid confirmadas

Os municípios de Imbituva e Reserva, na região de Ponta Grossa, registraram, nesta semana, duas mortes confirmadas por covid-19. As pacientes, duas mulheres, de 83 e 44 anos, estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) de Ponta Grossa.

O município de Reserva confirmou o óbito pela doença em seu boletim oficial divulgado no dia 5 de junho. A paciente é Luíza Souza de Matos, de 83 anos, que estava internada no HU há cerca de dez dias. De acordo com o seu neto, Adriano de Souza da Silva, a avó apresentou sintomas gripais e febre.

“Ela foi piorando, mas quando ela parou de comer foi quando o meu tio levou ela até o hospital de Reserva. Foi lá que ela fez o primeiro teste para a covid e foi transferida para o Hospital Universitário em Ponta Grossa. Após quatro dias, veio a confirmação da Prefeitura de Reserva sobre o resultado do teste que apontou positivo”, relatou.

Adriano disse ainda que a avó chegou a deixar a UTI por alguns dias, mas retornou por apresentar piora no seu quadro de saúde. “Ela chegou a conversar com a minha tia na quinta à noite por vídeo, estava melhor, mas do nada acabou piorando”, lamentou. “Tivemos a opção da funerária em realizar um velório, com caixão lacrado, por duas horas. Mas optamos por realizar o sepultamento diretamente”, contou.

A filha de Luíza, Maria Aparecida Sleischman, alegou ainda que não teve acesso ao resultado dos testes realizados em sua mãe. “Recebemos uma ligação da Prefeitura de Reserva confirmando o resultado do teste. Mas não tivemos acesso. A nossa família questiona se ela morreu mesmo de covid, até porque o meu irmão morava com ela e não apresentou sintomas”, alegou.

Imbituva

Em Imbituva, na manhã de terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou a primeira morte por covid-19 no município. A paciente, de 44 anos, era portadora de diabetes mellitus e estava internada há cerca de 18 dias na UTI do Hospital Universitário. Imbituva estava com 36 casos confirmados da doença. Destes, 35 estão curados e um óbito registrado.

A primeira morte por covid nos Campos Gerais foi divulgada na semana passada. O paciente morava em Fernandes Pinheiro e também estava internado no HU.

Hospital Universitário

A assessoria de comunicação do Hospital Universitário informou que aguarda os resultados dos exames dos pacientes pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e disse ainda que o hospital não se manifesta antes da divulgação oficial da pasta.

Veja o que diz o decreto municipal sobre funerais por suspeita de covid

Decreto 17.157, de 24/03/2020

– Devem ocorrer exclusivamente em capelas mortuárias e com número extremamente reduzido, e restrito aos familiares próximos.

– Recomenda-se que sejam limitados a 10 o número de participantes, a fim de evitar aglomeração de pessoas

– É indispensável a presença de número maior de participantes, deve ser adotado revezamento a fim evitar aglomeração de pessoas do lado de fora da capela.

O que diz o protocolo do Ministério da Saúde

– O guia para o Manejo de Corpos no Contexto do novo coronavírus – covid-19, do Ministério da Saúde, prevê que a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos.

– A recomendação é que contem com no máximo 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória.

– Durante todo o velório o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.