em

Inauguração abre programação da Semana da Indústria em PG

Com atividades em Ponta Grossa, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) abre, na segunda-feira (7), a programação da Semana da Indústria 2018. Às 15 horas, acontece a inauguração das novas instalações do Instituto Senai de Tecnologia (IST) voltado para o setor da construção civil. Já às 19 horas, em uma solenidade que vai reunir lideranças industriais da região dos Campos Gerais na sede campestre do clube Ponta Lagoa, serão homenageados empresários e empresas que se destacam por sua contribuição para o desenvolvimento do setor.

Ponta Grossa já conta com duas unidades do Sistema Fiep, sendo uma focada em serviços e soluções do Sesi e outra voltada para Senai e IEL. Agora, será inaugurado o IST em Construção Civil, em um bloco dentro do Senai, com soluções tecnológicas sustentáveis para a cadeia da construção. Com investimento de R$ 2,3 milhões, o foco será no desenvolvimento da eficiência técnica e econômica de novos materiais, tecnologias aplicadas nas edificações e qualidade e segurança dos sistemas construtivos.

Os serviços serão ofertados por meio de consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de inovação. O IST conta com laboratórios de Cerâmica e Artefatos, Agregados e Minerais, Concreto e Argamassa, Solo e Pavimentação, Químico, Tecnologias e Confortos Construtivos – Normas de Desempenho (NBR 15575) e Building Information Modeling (BIM).

Homenagens

Na festividade da noite, alusiva ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Fiep prestará homenagem a uma empresa e a um empresário da região dos Campos Gerais. A indústria DAF Caminhões receberá a medalha do Mérito Industrial. Já Conrado Alberto Schiffer, da Metalúrgica Schiffer S/A, falecido em setembro do ano passado, terá sua trajetória empresarial reconhecida com o título de Benemérito da Indústria. As duas homenagens foram propostas à Fiep pelos seguintes sindicatos industriais da região: Sidimetal Ponta Grossa, Sindimadeira Ponta Grossa, Sindicer Norte, Sindiminerais Paraná, Sindirepa Campos Gerais e Sindpan Campos Gerais.

Além de Ponta Grossa, a programação da Semana da Indústria 2018 passará por Francisco Beltrão, na região Sudoeste, dia 9; Marechal Cândido Rondon, no Oeste, dia 10; Umuarama, no Noroeste, dia 11; e Londrina, no Norte, dia 18. As atividades serão encerradas no dia 21, em Curitiba.

Conheça os homenageados dos Campos Gerais

Mérito Industrial

Entregue a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial paranaense:

Indústria DAF Caminhões

A DAF Caminhões chegou ao Brasil em 2011. Em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa. A empresa pertence ao grupo PACCAR e é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade. É responsável pelas marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A unidade de Ponta Grossa está instalada em um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, a maior área do Grupo PACCAR. O processo de fabricação segue padrões de excelência, com baixo índice de desperdício e alta qualidade dos produtos. Além de estimular a qualidade de vida dos colaboradores, a empresa incentiva ações de voluntariado que beneficiam a comunidade.

 

Benemérito da Indústria

Concedido a industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná:

Conrado Alberto Schiffer – Metalúrgica Schiffer S/A

Nasceu em 4 de junho de 1949, em Ponta Grossa. Desde criança, frequentava a empresa fundada por sua família. O gosto pela tecnologia e a vontade de contribuir no desenvolvimento de novos equipamentos o fez procurar uma sólida formação técnica. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Joinville (SC). Logo depois de formado, cursou MBA em Turim, na Itália. Desde então, passou a participar ativamente de todo o desenvolvimento tecnológico da empresa. A preocupação com os colaboradores o fez buscar uma nova graduação. Formou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 1972, aos 23 anos, foi eleito diretor da empresa, sendo reeleito por várias gestões consecutivas. Faleceu em 19 de setembro de 2017.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.