em

Índice de votos brancos e nulos é maior que pleitos anteriores, apontam pesquisas

Recentes levantamentos divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisas têm revelado uma característica interessante do processo eleitoral deste ano: o alto índice de eleitores, mesmo em pesquisas estimuladas, que afirmam ainda não saber em quem votar, ou que não votam em nenhum dos nomes apresentados.
O cenário é semelhante, sejam nas pesquisas para presidente, governadores e senadores, realizadas em diferentes estados. 
O Diário dos Campos realizou o levantamento de algumas pesquisas divulgadas pelo Paraná Pesquisas para saber como estão estes índices. 
Estudo realizado para apurar a intenção de voto para governador e senador no Distrito Federal, realizada com 1.540 eleitores entre os dias 6 e 11 de julho (registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE – sob o nº DF-00150/2018) mostrou que 6,1% dos entrevistados não sabiam em quem devem votar nas eleições deste ano, enquanto 24,4% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos 13 nomes apresentados como possíveis candidatos a senador. 
Para presidente (TSE BR-07213/2018), pesquisa realizada na mesma data e com o mesmo número de entrevistados mostra que, num cenário em que entre não o ex-presidente Lula (PT) não aparece entre os candidatos, o percentual de entrevistados que não sabe em quem votar mais a soma dos eleitores que afirmam não votar em nenhuma das opções apresentadas passa dos 30%, mais que o percentual de votos de Jair Bolsonaro (PSL), que aparece em primeiro lugar, com 25,2% das intenções, seguido por Marina Silva (Rede), com 14,3%. No cenário em que o ex-presidente Lula aparece como candidato, os percentuais de indecisos e votos nulos diminuem um pouco, mas ainda continuam alto: 3,8% não sabem em quem votar e 18,4% afirmam não votar em nenhum dos candidatos. 
No Rio Grande do Sul, pesquisa realizada entre os dias 6 e 11 de junho para o cargo de senador e governador (TSE nº RS-01131/2018) e também para presidente (BR-03366/2018), realizada com 1540 eleitores, mostra  incerteza e insatisfação por parte do eleitor. Em um dos cenários apresentados, que traz como opções a governador nomes como José Ivo Sartori, Eduardo Leite, Miguel Rossetto, Jairo Jorge e Luis Carlos Heinze, o índice de eleitores indecisos chega a 7,1%, enquanto que 24% dos entrevistados afirma não votar em nenhuma das opções apresentadas. Para senador, 14,9% dos eleitores rejeitam os seis nomes apresentados, e 5,8% ainda não sabe em quem deve votar. As pesquisas feitas no Distrito Federal e Rio Grande do Sul têm nível de confiança de 95%, com  margem de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.
E, pesquisa para presidente (TSE BR-08361/2018) realizada em São Paulo com 2.000 eleitores entre os dias 12 e 17 de julho, mostra que, num cenário sem Lula, 4,5% dos eleitores ainda não sabem em quem votar e 21,9% dos eleitores afirmam não votar em nenhum dos candidatos, ou seja, o índice de votos inválidos é maior que o índice de votos para Jair Bolsonaro, que aparece em aparece melhor posicionado com 22,3% das intenções. No cenário em que aparece o ex-presidente, o índice dos eleitores indecisos cai para 3,8% e de quem afirma não votar em nenhum dos candidatos é de 15,9%. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.