em

Indústria de PG investe R$ 1,5 milhão em usina de energia solar

Cada vez mais popularizada devido aos seus benefícios tanto econômicos quanto ao meio ambiente, a energia solar tem sido um investimento recorrente tanto em residências, quanto em empresas e até mesmo no campo. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o seu uso pode gerar uma redução de aproximadamente 90% na conta de luz.

Em Ponta Grossa uma indústria está aplicando R$ 1,5 milhão na construção de uma usina fotovoltaica de 370 kWp (kilowatts-pico). “Devemos ter uma eficiência energética de 40%; do nosso total de consumo de energia, 40% será através dessa geração própria e o restante pelo mercado cativo”, afirma o diretor industrial da RDK Vasos para Mudas, Evandro José Kostycz.

Junto à usina estão sendo instaladas 1.200 placas fotovoltaicas e o sistema deve entrar em funcionamento já em dezembro. O recurso foi conseguido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), é proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi formalizado no mês passado, na Feira Paraná, junto a um pacote de liberações voltadas a investimentos na cidade.

Sustentabilidade

Além da energia fotovoltaica, a RDK também adota outras medidas sustentáveis. O produto fabricado pela indústria – vasos para mudas de plantas variadas – é feito 100% de material plástico reciclado de pós-uso doméstico, comprado de associações de catadores, e a água usada para na produção é captada da chuva. “Além da reciclagem e do uso de água bruta, de chuva, agora também teremos a geração de energia renovável no processo. A usina está sendo instalada ao lado da indústria e toda a energia será consumida na própria empresa”, destaca Evandro, contando que hoje a média de produção dos vasos é de trinta toneladas por mês.

1.200 placas fotovoltaicas funcionarão junto à usina (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.