em

Indústria desenvolve novo sistema de corte que reduz desperdícios na safra de grãos

Um sistema de corte para reduzir desperdícios da safra de grãos e proporcionar maior eficiência das colheitadeiras em terrenos irregulares. O projeto inovador foi desenvolvido pela Favoretto – indústria e comércio de peças e implementos agrícolas, em parceria com os Institutos Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e Metalmecânica. "Constatamos que havia uma perda significativa de grãos no momento de corte e uma dificuldade da colheitadeira de trabalhar em terrenos irregulares. Foi percebendo esses desafios que surgiu a ideia de revermos o design de componentes e do sistema de movimentação desses maquinários. Procuramos o Senai para entender melhor o problema e, a partir daí, demos início ao projeto", conta o proprietário da empresa, Onivaldo Favoretto.

Lídia Gomes Mendonça, coordenadora de PD&I do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, participou da evolução do projeto. "O IST Metalmecânica acompanhou a empresa desde a construção da ideia até a submissão do projeto ao Edital de Inovação para a Indústria e também na fase de sua execução" disse.

A ideia foi ganhando forma após uma série de testes, validações e ajustes. Hoje, o sistema já foi patenteado e está sendo comercializado pela empresa. "Utilizávamos uma mangueira de plástico, fixada sobre os dedos duplos do sistema de corte, para evitar a rolagem dos grãos para fora da plataforma. Nesse novo formato, desenhamos os dedos de corte e, ao invés de usarmos a mangueira, agora passamos a utilizar um material de aço", explica Favoretto. 

Para otimizar o processo de corte, diversos componentes foram revistos e aperfeiçoados. Isso permitiu que o sistema fosse utilizado o mais próximo possível do solo, reduzindo a perda de grãos. Segundo o empresário, após a instalação do sistema, está sendo possível recuperar em média um saco de grãos – equivalente a 60 quilos – por hectare.

Como funciona

O projeto desenvolvido se adapta a todas as marcas e modelos de plataformas de corte. Com os dedos inferiores voltados para cima e estrias laterais que auxiliam no corte, o sistema impede o acúmulo de vegetação no maquinário. Já os dedos superiores dispõem de uma proteção e um defletor corrugado, que evitam a rolagem dos grãos. Todo o conjunto mantém a barra suspensa entre os dedos, sem atrito inferior, superior, dianteiro e traseiro, dando mais agilidade e leveza ao corte que flutua sobre o solo. 

"O desenvolvimento de novas tecnologias no campo é fundamental para o crescimento da indústria nacional. O Senai apoia e incentiva essas iniciativas inovadoras", destaca Silvana Kumura, coordenadora de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai Londrina. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.