em

Indústrias da região empregam 27 mil pessoas

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) divulgou na manhã de ontem (12) a pesquisa de sondagem industrial para 2019. O estudo traz dados de empregos, além de um panorama geral das perspectivas dos empresários paranaenses e quais serão as áreas que mais receberam atenção no setor.

De acordo com os dados apresentados, as indústrias empregam 750 mil pessoas em todo o estado. Já nas cidades da região – Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Palmeira – são 27 mil trabalhadores empregados no setor. Isso significa que 3,6% do total de empregos no Paraná estão locados nessas quatro cidades.  

As principais vagas do setor industrial estão na fabricação de alimentos com 9.950 vagas. Seguido da indústria da madeira com 2.382 empregos, fabricação de produtos de metal com 2.000 trabalhadores e o setor de produtos químicos com 1.600 vagas. Das 1.123 indústrias, 74,3% são microempresas e 17,8% são pequenas empresas.

Para o diretor da Fiep, Darci Miara, a cidade de Ponta Grossa e municípios da região devem registrar um aumento significativo no setor industrial. “Os empresários querem investir no ramo e com as mudanças políticas no nosso país, acredito que teremos um ano de estabilidade e crescimento e econômico”, explica. Miara destaca que o desenvolvimento do setor industrial ajuda outras áreas aumentarem a renda e empregabilidade. “Temos um ciclo de aquecimento em vários setores. A habitação e comércio são dois ramos que devem aumentar o número de trabalhadores para dar conta da demanda que irá chegar”, ressalta.

Expectativa                                                                               

A pesquisa revela que 81% dos empresários acreditam que 2019 será um ano próspero para o ramo industrial no estado. Esse é o maior número registrado desde 2014. O economista da Fiep, Roberto Zurcher, aponta uma expectativa de crescimento de 4% na indústria paranaense. “Conseguimos identificar que os empresários querem investir. Mesmo com custos altos de produção que nosso estado registra, por conta de transporte e outros tributos, conseguimos manter os empregos”, expõe. Outro dado que o economista ressaltou é que menos de 1% dos empresários da indústria estão pessimistas.

Para 2019, a prioridade do industrial será o foco no cliente. Esta foi a estratégia escolhida por 38% dos entrevistados. O desenvolvimento de negócios vem em segundo lugar, com 35%, e 20%, responderam que pretendem avançar em desenvolvimento e inovação de produtos. Com relação aos investimentos, estão no topo da lista do empresário a aposta em produtividade e em melhoria em processos, ambas em 34% das opiniões divulgadas. Seguem ainda entre as prioridades o investimento em tecnologia, com 32%, e o aumento da capacidade produtiva, com 30%. Desenvolvimento de produtos vem logo em seguida, com 29%, e qualidade está em 27% das respostas.

O economista da Fiep, Roberto Zurcher, apresentou os dados do setor (foto: divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.