em

Indústrias devem incentivar a promoção de um estilo de vida mais saudável

O Ministério da Saúde iniciou, no último dia 08, a pesquisa anual Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Em 2018, a pesquisa apontou aumento de 67,8% da obesidade no Brasil nos últimos 13 anos, saindo de 11,8%, em 2006, para 19,8%, em 2018. Por outro lado, a pesquisa constatou aumento na adoção de hábitos saudáveis no país: a prática de alguma atividade física no tempo livre, de pelo menos 150 minutos na semana, cresceu 25,7%, passando de 30,3% em 2009 para 38,1% em 2018.

Promover um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é uma necessidade e um desafio também para as empresas. O ambiente laboral ocupa um bom tempo do dia a dia dos trabalhadores, por isso é importante que as empresas estimulem hábitos que envolvam o cuidado com a saúde. "Além de favorecer a qualidade de vida dos colaboradores, adotar modelos de gestão que contribuem para a manutenção da saúde e o bem-estar impacta positivamente na motivação, criatividade e engajamento da equipe" ressalta Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep. 

Em 2019, o Programa Sesi Cuide-se+ Alimentação Saudável na Indústria (ASI) atendeu mais de mil colaboradores em idade produtiva (744 mulheres e 337 homens). Esses participantes reduziram juntos cerca de 2.800 centímetros de circunferência de cintura e 1.700 kg de peso, apoiando assim a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e doenças cardiovasculares (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2019). Além disso, muitos dos participantes deixaram de precisar de medicamento para controle da pressão arterial, aumentaram o nível de atividade física e melhoraram seu estilo de vida.

O Programa Sesi Cuide-se+ é uma das iniciativas do Sesi no Paraná, lançada em 2012, que busca conscientizar os trabalhadores sobre a importância do autocuidado, além de auxiliar as empresas na adoção de ações preventivas, por meio de consultorias, treinamentos e realização de exames em unidades móveis. "Nosso objetivo é que as indústrias sejam centros de irradiação de ações de prevenção. Os serviços ofertados são realizados por profissionais habilitados que, por meio de ferramentas específicas, são capazes de atender às necessidades das empresas de forma customizada, levando a uma indústria mais produtiva e sustentável" explica Rosangela. 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.