em

Inicia hoje processo de geração de mídia e lacração de urnas 

O Fórum Eleitoral em Ponta Grossa dá início nesta quarta-feira (17) à cerimônia de geração de mídia e lacração das urnas que serão utilizadas no município no segundo turno das eleições 
O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, Fabyano Alberto Stalschmidt Prestes, explica que o processo de geração de mídia e lacração das urnas está previsto para acontecer até a próxima quarta-feira (24). Ao todo, cerca de 850 urnas das três zonas eleitorais – que incluem seções de Ponta Grossa e Carambeí – passam pelo procedimento. 
O procedimento de geração de mídias consiste na gravação dos dados dos candidatos e eleitores, por seção. Já a lacração das urnas é a inserção das mídias em cada uma das urnas eletrônicas. A partir do procedimento de lacração das urnas, os dados inseridos não podem mais ser modificados e as urnas eletrônicas só funcionarão no dia 28 de outubro, quando o mesário deverá ligar o equipamento, imprimir a zerésima – relatório expedido pela urna que comprova que não há votos registrados antes do início da votação – e dar início à votação.
Após a lacração das urnas, na próxima quinta-feira (25), inicia o processo de transporte das urnas até os locais de votação. Segundo Prestes, o segundo turno deve ser mais tranquilo que as eleições do dia 7 de outubro. "Com o rezoneamento eleitoral, as zonas remanescentes ganharam mais eleitores e mais seções. Além disso, como no dia 7 de outubro havia a votação para diversos cargos, formaram-se grandes filas. Assim, houve locais em que a votação terminou depois das 18 horas e, com isso, a totalização dos votos em Ponta Grossa ocorreu perto das 19  horas", explica. Segundo ele, em Ponta Grossa, não foram registrados problemas graves nas urnas; algumas apresentaram problemas técnicos – no hardware ou impressão – e foram substituídas. 
Como no segundo turno a votação no Paraná será somente para presidente, o chefe de cartório explica que a votação deve ser mais rápida e terminar mas cedo. Mesmo assim, a divulgação dos votos pelo TSE só deve começar às 19 horas. Isso acontece por causa do fuso-horário brasileiro, que faz com que eleições em alguns locais, como o Acre, terminem duas horas depois em relação ao horário de Brasília.

Auditoria 
Devido ao grande número de denúncias feitas por eleitores durante o primeiro turno de eleições, referente ao funcionamento das urnas eletrônicas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizará audiência pública nesta quinta-feira (18) às 14 horas, na sede do Tribunal, para instalação de auditoria pública das urnas das seções 311, 292, 654 e 664, indicadas em requerimento da comissão provisória do Partido Social Liberal (PSL), a ser iniciada, também na sede do Tribunal, às 8 horas do dia 19 de outubro. O partido elenca alguns problemas relatados por eleitores em seções específicas, no primeiro turno da eleição.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná acompanhará a auditoria de urnas. “A instituição foi designada para acompanhar a situação para dar a segurança à população. Temos testemunhado todos os procedimentos de votação, da lacração e verificação da integralidade da urna eletrônica”, afirma o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.