em

Inovações vão de protótipo de carro autônomo a simulador de corte

Em meio às novidades da Digital Agro os visitantes podem conferir, por exemplo, no estande da Eldorado (instituto de pesquisa privado de Campinas/SP) um carro autônomo para navegar em solos agriculturáveis e gerar mapas.

O protótipo precisa de parceria para atender demandas específicas dos produtores, mas Peter Pennings (desenvolvedor de software) e Daniel Costa (gerente de projetos) adiantam que o modelo é capaz de desviar obstáculos, tirar fotos, coletar amostras e aplicar produtos.

Eles explicam que o desenvolvimento se iniciou há cerca de um ano. Movido a bateria, a autonomia é de aproximadamente 15 minutos e a velocidade pode chegar a 100 km por hora.

Já a Timber Forest Equipamentos está demonstrando um simulador de corte e limpeza de pinus. Direcionado ao complexo florestal, o equipamento é composto de três telas e óculos virtual, materiais que permitem o treinamento e reciclagem de operadores. A importância desta prática no simulador está no fato da qualidade e agilidade no serviço.

De acordo com José Reis da Silva, instrutor operacional da Timber Forest, o simulador está no mercado há seis meses e conta com tecnologia finlandesa. Ele explica que o equipamento também gera um relatório do operador, o que permite verificar possíveis falhas na operação pelo operador.

Simulador pode ser usado para treinar e reciclar operadores do complexo florestal. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.