Agribusiness

Inscrição no CAR pode ser feita até 31 de maio

Todos os imóveis rurais do país precisam ser inscritos no cadastro eletrônico. Prazo final era dezembro de 2017

Os proprietários de imóveis rurais no país ganharam mais prazo para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). No dia 29 de dezembro último, o presidente Michel Temer assinou decreto passando a data final de 31 de dezembro de 2017 para 31 de maio deste ano.

O cadastro eletrônico é obrigatório para todos os imóveis rurais em território brasileiro. A regularização ambiental das propriedades pode garantir acesso a benefícios e compensações para imóveis que possuem excedentes de vegetação nativa ou cotas de reserva ambiental.

A base eletrônica de dados foi criada a partir do novo Código Florestal e contém informações das propriedades e posses rurais, além dos limites das posses com áreas de vegetação nativa e reservadas para preservação.

Em Ponta Grossa, o Sindicato Rural e a Sociedade Rural dos Campos Gerais já realizaram, no ano passado, uma série de palestras sobre o cadastro, visando justamente orientar os produtores sobre a importância da inscrição na base.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribas Neto, os donos de imóveis que ainda não fizeram o CAR não devem deixar para a última hora, devido à importância desta atualização, já que o cadastro ajuda no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas.

Ele avalia que o prazo foi novamente prorrogado tendo em vista que os órgãos ambientais estavam em recesso do fim de ano, o que impedia que os produtores fossem atendidos.

Agilidade

Em setembro de 2017, o Paraná passou a contar com o sistema GeoSicar para agilizar a análise dos cadastros. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (Iap) e libera a sobreposição de mapas, imagens de satélite e bases de dados com informações como hidrografia, topografia, declividade, unidades de conservação estaduais e federais, áreas indígenas, áreas prioritárias para conservação, áreas prioritárias para a recuperação, entre outros.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório criado pelo Código Florestal (lei 12.651/2012) e visa ajudar na identificação e na integração das informações, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no país.

Onde fazer o CAR

O Cadastro Ambiental Rural é uma informação declaratória de responsabilidade dos proprietários rurais, que poderão fazer o cadastro diretamente no site www.car.gov.br. Para facilitar o preenchimento do cadastro, o governo do Paraná estabeleceu uma rede de apoio:

Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep)

Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep)

Emater

Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab)

Ocepar

Prefeituras municipais

Sindicatos rurais

Incra

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf)

Fonte: www.iap.pr.gov.br

 

Gustavo: produtor não deve deixar o CAR para a última hora (Foto: Arquivo)

 

 

 

PUBLICIDADE