em

Instalações do IML devem ser transferidas em 15 dias

As instalações do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa devem ser transferidas para um espaço provisório dentro de, aproximadamente, 15 dias. Essa é a previsão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que iniciou nessa quarta-feira (20) a colocação dos contêineres que servirão para abrigar a estrutura e as equipes. O IML será realocado em duas áreas junto do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), durante o período em que a atual sede, no bairro Nova Rússia, passará por melhorias estruturais.

De acordo com a administração do HU, o IML está sendo instalado em dois contêineres nas imediações do estacionamento da direção e outros três na área destinada a ambulâncias, que servirão para os trabalhos administrativos. Os dois primeiros possuem refrigeração, e servirão para o trabalho do médico legista e equipes que atuam diretamente com os corpos, enquanto que os outros três serão destinados a atividades burocráticas e atendimento à comunidade.

A equipe de engenharia do HU recebeu a informação de que essa instalação pode demorar um pouco mais, cerca de três semanas, considerando que será preciso realizar todas as ligações elétricas e hidráulicas, além de reformas e transferência de materiais do prédio atual para os contêineres.

A Prefeitura de Ponta Grossa chegou a propor a cessão de um imóvel anexo ao Hospital São Camilo para abrigar, temporariamente, o IML. No entanto, não ficou nada acertado em definitivo. Ao final, o terreno do HU se mostrou adequado para abrigar o órgão temporariamente.

 

Imóvel em risco

Em fevereiro, o DC publicou reportagem exclusiva destacando que uma avaliação preliminar apontou riscos estruturais no edifício atual do IML, onde também funciona a seção de Criminalística. O motivo era a movimentação do solo, provavelmente decorrente de infiltração após período de intensas chuvas. Há tempos o muro do imóvel, que fica abaixo do nível do prédio, na Rua Visconde de Itaboraí, demonstra inclinação. No dia 10 de janeiro, a Defesa Civil do município chegou a interditar o local para passagem de veículos. Além da necessidade de demolição e reconstrução do muro, uma obra de canalização de esgoto também estava em andamento nos últimos meses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.