em

“Instituições atuam de forma unida e complementar”, destaca presidente da Fomento 

A quinta edição do Fórum Empresarial de 2019, realizada na noite de quinta-feira (17), em Ponta Grossa, recebeu como palestrantes o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves; o diretor-presidente da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin; e o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski. Realizado pelo jornal Diário dos Campos, Prisma (empresa de eventos e projetos especiais do grupo DC) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), empresários, estudantes e agentes públicos discutiram o tema 'O Sistema Paranaense de Fomento' .
O presidente da Fomento Paraná destacou que o sistema é um programa do Governo do Paraná que visa fazer com que as três instituições – Fomento, APD e BRDE – atuem no Paraná de forma organizada e complementar. Neves destacou, no encontro, os trabalhos que vêm sendo feitos para promover o desenvolvimento do Paraná. Para o presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca, é fundamental para que os empresários e investidores conheçam as oportunidades  que o Estado proporciona. 
Sobre a APD, Bekin explicou que a Agência tem como princípio básico fazer a conexão entre o setor privado e o público, de forma a fazer com que o Estado entenda as necessidades dos investidores, diminuindo o tempo de respostas para o setor privado. Uma das ferramentas importantes adotadas pela Agência neste sentido é o site Invest Paraná, que concentra as informações disponíveis sobre o estado para facilitar a atração de investimentos. "A APD é responsável por toda as conquistas industriais do estado. Nenhuma empresa vem a Ponta Gross sem a contribuição da Agência", afirma o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), exaltando a parceria de Município e Estado na atração de novos investimentos. 
E, mesmo diante da crise econômica nacional, os palestrantes destacaram os investimentos atraídos pelo Estado. "O Paraná vive um grande momento de desenvolvimento e o BRDE é apoiador deste momento. Para os empresários que precisam de empréstimo para ter uma atividade mais robusta, somos parceiros", destacou o presidente do BRDE. Segundo Lipski, as três instituições juntas reforçam o poder financeiro dos empresários, das cooperativas e dos produtores paranaenses. Além disso, as prefeituras também conseguem viabilizar recursos para investimentos. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.