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Intenção de consumo no Paraná é maior que a média nacional

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), está em 100,4 pontos no mês de novembro, com queda de 1% em relação ao mês anterior. Mas ainda assim está acima na média nacional, que é de 87,6 pontos em novembro.

As famílias com maior renda têm motivado a queda da ICF. A Perspectiva Profissional é o fator que mais aflige os paranaenses das classes A e B. Esse subindicador teve redução de 19,6% em novembro na comparação com outubro. Para as classes C, D e E a queda foi mais branda, de 1,3%.

Por outro lado, a Perspectiva de Consumo cresceu 7,5% na faixa acima de dez salários e o Momento para Compra de Bens Duráveis se manteve estável. Já nas famílias de menor renda, a Perspectiva de Consumo aumentou 3% e o Momento para Duráveis caiu 2,7%, mesmo com a Black Friday.

A Situação no Emprego Atual também não é muito otimista entre os trabalhadores das classes mais altas, que estão se sentindo menos seguros no mercado laboral. Na variação mensal, a segurança no emprego caiu 8,9% para a faixa salarial maior. Já entre os trabalhadores com renda abaixo de dez salários mínimos, a Situação no Emprego teve melhora de 1,7% último mês.

O quesito Nível de Consumo Atual também reduziu consideravelmente entre os que ganham mais, e teve queda mensal de 13,7%, ante aumento de 3,6% entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos.

A perspectiva de consumo entre os paranaense aumentou em novembro (foto: Arquivo DC)

 

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