em

Internet: melhor aliada para um mundo mais consciente

A internet é uma das maiores aliadas na promoção de novos hábitos que tenham um impacto mais positivo no meio ambiente. Desde que foi criado o ‘www’ e as mentes criativas começaram a pensar em como combater os malefícios causados pelo consumo excessivo, várias propostas de negócio inovadoras têm surgido e são nossas parcerias na construção de um mundo melhor. Além de vender produtos as organizações usam a rede mundial de computadores para propagar ideias interessantes de consumo e hábitos sustentáveis para melhorar o dia-a-dia. Separamos algumas ideias de como usar a internet a seu favor e a favor do mundo em que vivemos.

 

INFORMAÇÃO 

Existem muitos conteúdos interessantes que podem ajudar a criar uma formação crítica que diretamente vai impactar nas suas próximas tomadas de decisão. É muito importante ter argumentos para poder explicar para outras pessoas fatos importantes sobre a indústria da moda e meio ambiente e incentivá-las a melhorar seus hábitos também. Alguns serviços de streaming como Netflix têm conteúdos muito interessantes como o documentário The True Cost ou Oceanos de Plástico, há ainda canais no Youtube como nós do Desavesso e perfis no Instagram como o Um ano sem Plástico que te ajudam a refletir sobre como ter hábitos mais responsáveis no seu dia a dia e mudá-los.  

 

 

MARCAS RESPONSÁVEIS

É muito importante ter acesso a lojas e marcas que tenham um objetivo consonante com o que você acredita na hora de consumir. Há muitas marcas que prezam pela utilização de tecidos que seriam descartados, ou de tecidos biodegradáveis, outras que dão um destino correto para seu resíduo gerado, empregam seus funcionários com responsabilidade entre outras práticas. A internet deu a chance da gente conhecer e se conectar com essas marcas sejam elas de outras cidades ou de outros países. Por isso um dos maiores ganhos que temos na aquisição de novos hábitos com a internet é de poder escolher melhor as marcas de onde vamos comprar para assim usar nosso poder como consumidores de financiar empresas que vão gerar valores positivos para o meio ambiente e a comunidade como um todo.

 

DESAPEGO

Outro benefício que foi potencializado com o poder da rede de internet é colocar à venda os produtos que temos em casa que não fazem mais sentido para nós. Esse é um elo do consumo consciente que faz todo sentido. Com ele podemos tirar todo tipo de coisa que não nos serve e ao invés de jogar no lixo damos um destino para que outras pessoas possam utilizar. Assim temos sites para vender roupas como o Repassa e o Enjoei e ainda outros que nos dão a oportunidade de vender itens que não usamos mais como a OLX, Mercado Livre, e outros. Dizem que a peça de roupa ou item mais sustentável que existe é aquele que já está produzido, e esses sites nos dão a possibilidade de aumentar o tempo de uso de alguma peça portanto fundamentais na prática de um consumo consciente.

 

MARKET PLACES SUSTENTÁVEIS

Hoje no mercado da sustentabilidade existem diversos market places, que nada mais são do que lojas on-line que reúnem as principais empresas que vendem um produto de um determinado setor. Por isso se ainda restam dúvidas de quais marcas comprar um tipo de produto específico é só entrar em alguma dessas lojas e você descobre uma infinidade de marcas e empresas que produzem o item que você está procurando de maneira responsável. Nesse sentido existem sites que reúnem produtores de nichos específicos como móveis, decoração, roupas, acessórios, produtos para o dia-a-dia, entre outros. Basta procurar “market place sustentável” + o segmento que você quer e pronto vai aparecer uma lista de sites que já fizeram a curadoria das melhores marcas sustentáveis para você consumir dentro daquele segmento.

  

 

 

Mafer Teixeira e Nicoly França são jornalistas e youtubers, com experiência em gestão de mídias sociais e assessoria de imprensa, elas transformaram a paixão pela moda em profissão. Há dois anos e meio, criaram o Desavesso, com o objetivo de produzir conteúdo e eventos para incentivar a moda consciente e sustentável. Já realizaram eventos pelo Paraná e em São Paulo e seguem informando sobre temas como estilo próprio, consumo consciente, sustentabilidade, autoestima e autoconhecimento. As duas cursam MBA na USP/Esalq para aprimorar os conhecimentos em marketing digital e gestão de negócios e também têm uma linha de produtos sustentáveis que podem ser encontrados no site www.elo7.com.br/lojadesavesso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.