em

Inverno: a estação preferida para a realização de procedimentos estéticos

Quando foi a última vez que você investiu na saúde ou beleza da sua pele? Assim como qualquer outra parte do corpo, a pele merece todo o cuidado e atenção. Isto tanto para mulheres, quanto para homens, e em qualquer idade. Além dos procedimentos básicos como hidratação, proteção solar e manter uma boa alimentação, existem diversos tratamentos estéticos que promovem uma melhora significativa na aparência e, em alguns casos, na estrutura da pele.  

Portanto, para quem deseja investir em cuidados mais profundos, esta é a melhor hora. O inverno é a estação preferida para a realização destes procedimentos, tanto faciais quanto corporais, já que a menor exposição solar reduz os riscos de manchas e hipercromias, após a realização destes procedimentos.

De acordo com o dermatologista Franck Bobato e a fisioterapeuta Valeska Niemeyer Bobato, profissionais da Clínica InPelle, os procedimentos preferidos e mais realizados nesta época do ano são os ablativos, ou seja, que promovem algum dano ou descamação na superfície da pele. “Destacam-se os peelings mecânicos (cristal, diamante) e químicos (super?ciais, médios e profundos), microagulhamento ou dermaroller e os lasers ablativos e luz intensa pulsada”, enumeram.

Procedimentos para depilação definitiva e rejuvenescimento da pele são alguns dos mais procurados
(Foto: José Aldinan)

Eles ressaltam que os procedimentos injetáveis também são muito realizados nesta época. Exemplos como a toxina botulínica (Botox, Dysport) e preenchimentos com ácido hialurônico (conhecidos hoje como harmonização facial ou MD Codes) estão entre os procedimentos mais procurados, assim como bioestimuladores como Ellansé, Radiesse e Sculptra também estão em alta. Eles contam que outra opção bastante procurada são os ?os de sustentação como PDO e Silhouette Soft.

A seguir, Franck e Valeska detalham um pouco sobre os lasers e os procedimentos injetáveis. Conheça cada um dos procedimentos e saiba qual mais se encaixa em seus objetivos estéticos: 

 

1 – LASER

O termo laser corresponde ao acrônimo em inglês para Light Ampli?cation by Stimulated Emission of Radiation. É uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas ?nalidades. Na dermatologia, esta forma de energia atinge determinado ‘alvo’ na pele, promovendo sua modi?cação física, química ou biológica. Os ‘alvos’ podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina das manchas e dos pelos, a hemoglobina do sangue para tratamento dos vasos sanguíneos, a água com os lasers fracionados que estimulam a produção de colágeno e até mesmo pigmentos externos, como no caso de remoção tatuagens. Atualmente os lasers são amplamente utilizados em diversos tratamentos dermatológicos: manchas de pele como melasma e melasses solares. Tatuagem, remoção de pelos (depilação de?nitiva à laser), lesões vasculares (‘vasinhos’ na face, colo e pernas). (Foto: José Aldinan)

 

Indicações:

° Rejuvenescimento: luz intensa pulsada, lasers ablativos (laser fracionado de CO2) e não ablativos, infravermelho, radiofrequência e outras tecnologias, podem ser utilizadas para melhorar rugas e ?acidez da pele na face, pescoço, colo, braços, mãos e pernas.

° Estrias: lasers ablativos como o CO2 fracionado, são aparelhos que combinam radiofrequência, infravermelho, ultrassom, ondas acústicas e outras tecnologias, que podem ser utilizadas para combater a ?acidez da pele do corpo e melhorar o aspecto da celulite.

° Gordura localizada: ultrassom, radiofrequência, o resfriamento (criolipólise e criofrequência) podem ser utilizados para a redução do tecido gorduroso.

° Cabelos: lasers de baixa energia e dos LEDs são e?cazes para complementar o tratamento de alguns problemas capilares.

° Estética íntima: atualmente, alguns tipos de lasers (fracionado de CO2, por exemplo) podem ser utilizados para o rejuvenescimento íntimo da genitália feminina. Atualmente, existem dezenas de empresas que trabalham com as mais diversas tecnologias. A cada ano, surgem novos equipamentos e aparelhos que prometem grandes melhoras para os mais variados problemas.

ATENÇÃO: a principal dica é procurar por técnicas cienti?camente comprovadas, aparelhos aprovados pela Anvisa, clínicas autorizadas pela vigilância sanitária e a capacitação do pro?ssional que irá executá-los. Estes são pontos extremamente importantes que devem ser avaliados quando desejamos nos submeter a algum tratamento a laser.

 

 

2- PICADINHAS DA BELEZA 

Os procedimentos injetáveis estão entre os mais realizados em todo o mundo. Durante toda a vida ouvimos o velho ditado: ''de graça até injeção na testa''. O nosso medo de agulhas ou injeções sempre nos assombrou. Hoje, porém, este conceito não só mudou, como tende a se tornar uma rotina da qual nós não conseguiremos mais viver sem. Esta tendência de procedimentos minimamente invasivos com mínimo downtime (tempo de afastamento das atividades) tem se tornado rotina entre os tratamentos estéticos. E os resultados são cada vez mais impressionantes. 

Confira alguns procedimentos que, em poucas horas, podem fazer uma verdadeira mudança no seu visual:

° Toxina Botulínica: o procedimento mais conhecido e mais realizado em todo mundo. Sua aplicação atenua a força muscular da área aplicada. Com isso, deixamos de fazer as chamadas rugas dinâmicas, aquelas provocadas pela nossa mímica facial. As rugas da glabela, testa e perioculares são as que têm o melhor benefício com a aplicação da toxina. O tempo de ação varia de 4 a 6 meses. Hoje, com a associação de preenchedores e estruturadores, conseguimos resultados fantásticos, com melhoras visuais de cinco a dez anos em poucas horas. As marcas mais conhecidas são o Botox e o Dysport.

 

° Preenchimentos ou Harmonização Facial MD CODES: além do velho e conhecido preenchimento de sulco nasogeniano, ou bigode chinês, novos produtos à base de ácido hialurônico, mas com ação de estruturação, nos possibilitam tratar a causa do problema: a ?acidez e a perda de volume e de estrutura da face. Com a reposição adequada de volume e estruturação das áreas de suporte, conseguimos tratar a face como um todo inclusive os sulcos e a ?acidez. As melhoras são fantásticas, os resultados impressionantes e sem downtime.

 

° Bioestimuladores – Ellansé, Sculptra e Radiesse: inicialmente usados como preenchimentos, notou-se que se tratam de produtos injetáveis que têm ação de estímulo de colágeno. Excelente tratamento para manutenção e prevenção ao envelhecimento. Mais recentemente, tem se tornado uma ótima opção para tratamentos corporais, principalmente celulite. O Ellansé é o mais novo lançamento neste segmento no Brasil. Ele tem um benefício duplo. Preenchimento de longa duração (apresentação de 1, 2 e 4 anos) e bioestimulador ao mesmo tempo.

 

° Skin Booster ou hidratação injetável: tratamento injetável à base de ácido hialurônico não reticulado. Com isso, não tem ação de preenchimento e sim de hidratação da pele. Ótimo para dar um viço ou brilho na pele. Recomenda-se até três sessões mensais iniciais e depois ao menos uma manutenção semestral.

 

° Fios de Sustentação: são fios absorvíveis que fazem uma tração na pele, dando um efeito lifting na área aplicada. O mais conhecido é o Silhouette Soft. Usa cones nos ?os que se aderem à gordura abaixo da pele, dando esta tração. A duração aproximada é de 2 anos. Ótima opção não cirúrgica para dar um efeito lifting. Novos ?os chamados ?os de PDO, principalmente com ação de estimulo de colágeno, também estão sendo muito usados.

 

IMPORTANTE: Os resultados destes procedimentos são totalmente dependentes da quali?cação pro?ssional do médico especialista e da qualidade dos produtos utilizados. Outro ponto importante é escolher uma clínica com autorização pela Vigilância Sanitária para a realização de procedimentos invasivos. Riscos de infecções e complicações podem ser grandes em locais inadequados e sem autorização.

 

“Todo esse arsenal de produtos, associados a tratamentos para a qualidade da pele como lasers, peelings e microagulhamento, nos proporcionam uma aparência cada vez mais jovem, destacando a beleza que existe em cada fase da sua vida e provocando o que a beleza deve provocar – a felicidade e o prazer em nós e nas outras pessoas”. (Franck Bobato – dermatologista e Valeska Niemeyer Bobato – fisioterapeuta)
(Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.