em

Ipiranga é a primeira cidade Smart Energy do Brasil

A Copel instalará nesta próxima segunda-feira (19), em Ipiranga, o primeiro medidor inteligente de energia do Paraná. O evento marca o início da transformação de Ipiranga no primeiro município brasileiro totalmente atendido com rede inteligente de energia. O medidor será ligado com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, e do presidente da Copel, Antonio Guetter.

Todas as casas de Ipiranga terão medidores inteligentes. “Escolhemos Ipiranga para receber essa nova tecnologia por conta do perfil do município, com metade da população em área urbana, outra metade em área rural. Vai gerar dados interessantes para instalarmos o mesmo sistema em municípios maiores”, comenta o presidente da Copel, Sergio Guetter.

Ipiranga tem no total 5 mil unidades consumidoras, entre clientes urbanos e rurais, residenciais e comerciais. A instalação dos medidores inteligentes tem previsão de terminar em outubro deste ano. O projeto está recebendo R$ 7,9 milhões de investimento da Copel.

Além da instalação de medidores inteligentes, que permitem automatizar a medição de energia, serão instalados sistemas de reconfiguração de rede (self healing) e reguladores de tensão automáticos – tudo integrado por sistemas de informação e telecomunicações com potencial para integrar outros serviços no futuro.

"O setor elétrico está vivendo uma grande transformação, há especialistas que afirmam que nas próximas duas décadas acontecerá uma revolução mais intensa no setor do que nos últimos cem anos", reforça Guetter.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.