em

Ipiranga e Tibagi recebem espetáculo infantil esta semana

Acesso e integração via cultura fazem todo o sentido na turnê do espetáculo infantil ‘O Príncipe e a Aviadora’, da companhia ST Produções Teatrais. Entre os dias 20 de abril e 5 de maio, o grupo percorrerá cerca de três mil quilômetros pelo interior do Paraná. A peça chega a Ipiranga nesta quinta-feira (25), com apresentação às 19 horas, na Escola Sagrada Família. Tibagi também recebe o espetáculo, no sábado (27), às 17h, no Teatro Municipal Tia Inália. A peça traz uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura universal, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, adaptado à atualidade e à valorização do feminino.

O ator, diretor e produtor peruano Sandro Tueros, que assina a adaptação da obra que já foi encenada nos palcos da capital, admite que a viabilização dessa extensa programação pelo interior só foi possível via apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), por conta do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) que possibilita às empresas em situação regular, e inscritas em Regime Normal de Tributação, a renúncia fiscal de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para projetos de valorização à produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no estado.

‘O Príncipe e a Aviadora’ vai percorrer ao todo 10 cidades com menos de 50 mil habitantes. Além da população reduzida, tais cidades possuem equipamentos culturais como: cines, teatros municipais, centros culturais ou casas de cultura, que demonstram um esforço dos departamentos e secretarias de cultura e educação em manter tais estruturas para oferecer a comunidade uma programação constante de produtos culturais.

Cultura

Segundo Tueros, esse comprometimento genuíno em garantir o direito à cultura, estabelecido na legislação brasileira, corresponde aos objetivos da companhia, que tem como uma das prioridades a formação de novas plateias do teatro paranaense. “O Profice visa a descentralização do teatro, ou seja, permite que as grandes cidades, que possuem produção de teatro, possam circular pelas pequenas cidades”, elogia o diretor.

(((ELEMENTO)))

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

 

 

Serviço:

‘O Príncipe e a Aviadora’

 

IPIRANGA

Data: 25 de maio

Horário: 19 horas

Local: Escola Sagrada Família

 

TIBAGI

Data: 27 de maio

Horário: 17 horas

Local: Teatro Tia Inália

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.