em

IV Caravana da Agricultura Familiar discute Meio Ambiente

A cidade de Irati recebeu nesta quinta-feira, 24, a IV Caravana da Agricultura Familiar, que tem como tema neste ano "A importância da Agricultura Familiar ao Meio Ambiente". O encontro ocorreu no campus regional do Instituto Federal do Paraná.

O deputado Péricles de Holleben Mello (PT) foi convidado para o evento e compartilhou com os agricultores a experiência na defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

"A região dos Campos Gerais, onde está a APA, é marcada por grandes propriedades de terra e a natureza corre riscos devido a expansão da monocultura da madeira, mineração e outras atividades. Não somos contra a produção, mas defendemos que seja feita de acordo com as regras para preservação do meio ambiente ", disse Péricles aos participantes.

O deputado salientou a contratação de um projeto que está sendo realizado pelo Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "É um projeto alternativo de desenvolvimento para os Campos Gerais do Paraná baseado na agroecologia, valorização da Agricultura Familiar, valorização do meio ambiente e do turismo".

Além disso, o deputado pontuou alguns bons exemplos que mostram como a agricultura familiar é aliada da natureza e tem colaborado para manutenção de recursos naturais importantes para o desenvolvimento. "Estive recentemente na Expo Palmeira e vi produção de cerveja artesanal, vinhos e suco de uva, agregando valor à produção. A Fetraf é vanguarda nesse tipo de iniciativa e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira tem atuado fortemente nesse sentido", comentou.

Péricles também falou sobre a importância do IFPR em relação à agricultura familiar. "O IFPR valoriza o saber local e desenvolve vínculos profundos com as vocações regionais, reconhecendo o povo, formalizando e reconhecendo o conhecimento", finalizou.

A Caravana é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), IFPR, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e governo do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.