em

Jaguariaíva: a melhor do Paraná entre as gigantes do Estado

Detentora de um dos saldos mais expressivos em geração de empregos nos últimos meses na região, segundo o relatório do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o nome de Jaguariaíva cresce nos Campos Gerais, e o pano de fundo deste avanço econômico tem sido o empreendedorismo. Estimulado a partir da modernização do mercado de trabalho, o empreendedorismo também tem despertado nos cidadãos novas possibilidades de renda, utilizando habilidades que se tornam serviços.

Neste setor, um dos segmentos que mais cresce no Brasil, Jaguariaíva tem acompanhado a tendência nacional, oferecendo um leque de possibilidades não apenas para munícipes, mas também para turistas, tanto na parte gastronômica e hoteleira, quanto nos itinerários de passeio, que já são vendidos juntamente com pacotes de viagem e hospedagem, como no aplicativo Airbnb, por exemplo.

De acordo com um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Jaguariaíva possui 293 prestadoras de serviço, que juntas geram atualmente um montante de 3.032 empregos, número que ultrapassou o setor madeireiro no município.

O investimento em infraestrutura por parte da administração municipal despertou a modernização de diversas empresas já tradicionais no município, além de novas franquias de cobertura nacional que passaram a investir em Jaguariaíva, enxergando nesta terra um polo de desenvolvimento nos Campos Gerais. Atualmente o município conta com 337 pontos comerciais, empregando aproximadamente 3 mil pessoas.

Um comércio diversificado e competitivo, que já é destaque regional em criação de vagas de emprego, de acordo com o boletim publicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em maio deste ano.

A pesquisa realizada pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG apontou Jaguariaíva como o terceiro município que mais gerou empregos de janeiro a maio de 2019, criando 350 postos de trabalho, destes o setor comercial lidera com 142 vagas criadas, seguido pela indústria de transformação e o setor de serviços, com 83 vagas cada e, por último, mas não menos importante, o setor de construção, que somou em cinco meses 52 postos de trabalho criados.

 

Setor comercial em ascensão

Com o setor comercial em ascensão, segmentos como construção civil e prestação de serviços tem seu crescimento inerente ao comércio, pois para que o empresário amplie seu negócio é necessária contratação de profissionais como engenheiros, arquitetos, construtores, eletricistas, além da movimentação em lojas do ramo. É o chamado efeito cascata da economia.

A pasta municipal de Indústria, Comércio e Turismo, secretaria que tem viabilizado o desenvolvimento econômico, tem promovido ações que visam desburocratizar a instalação de novas empresas, bem como incentivar a ampliação das já existentes. Pedro Delgado, secretário da pasta, falou a respeito desta articulação. “Por meio de cursos de capacitação, oficinas, workshops e incentivos como a concessão de espaços públicos, a administração municipal tem proporcionado condições favoráveis a quem deseja ter o próprio negócio, ao passo que fortalece os comércios já existentes”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.