em

Jaguariaíva investe na identificação e correção de problemas visuais entre as crianças

A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva promoveu no dia 8 a entrega de mais um lote de óculos para alunos das escolas municipais, beneficiados com o “Projeto Olhar Jaguariaíva”. Desta vez foram 40 as crianças atendidas.

Pais e responsáveis participaram da reunião, que ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy, com a presença do prefeito José Sloboda, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos, a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, a diretora do Departamento de Educação, Andréia Valentim, assessoras pedagógicas e diretoras escolares.

Desenvolvido desde 2010, o Olhar Jaguariaíva é mantido com recursos próprios municipais e é executado por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e de Saúde (Semus). O processo começa com testes iniciais de visão com as crianças na escola por professores treinados.

Depois do Teste Snellem nas escolas os alunos que necessitam passam por exames especializados e consulta oftalmológica via Semus para, posteriormente, receber gratuitamente os óculos para tratamento do problema de visão apresentado. As crianças podem escolher vários modelos e cores disponíveis. A novidade neste mês foram os óculos com hastes flexíveis.

Por meio da Smece a prefeitura investe de R$56 a R$98 reais em cada óculos, dependendo do grau da lente necessária ao aluno. São oferecidos inclusive óculos com lentes especiais. A secretária de Saúde, Amália Cristina, relata que o uso contínuo dos óculos deve ser incentivado pelos pais, evitando assim o agravamento do problema visual.

Desenvolvimento integral – Durante a interação com os pais e alunos a secretária e vice-prefeita Alcione destacou que a atenção à correção dos problemas de visão na infância é uma das iniciativas do município em prol do desenvolvimento integral de seus alunos.

Alcione lembrou que as quase 4 mil crianças que estudam na rede municipal de ensino jaguariaivense têm acesso a uniforme completo, material escolar e merenda de qualidade gratuitos, técnicas modernas de ensino, professores em constante processo de capacitação e acompanhamento da aprendizagem individual por meio de testes diagnósticos. “Tudo que fazemos para nossas crianças é organizado com dedicação, carinho e planejamento, pois aqui em Jaguariaíva a educação do futuro é pensada no presente”, destacou.

O prefeito José Sloboda destacou a seriedade com que os projetos e programas municipais vêm sendo desenvolvidos e consolidados. “Todos os programas e ações em benefício das crianças e da população em geral em Jaguariaíva têm sido executados com efetividade e continuidade, sempre buscando novas melhorias a cada ano”, observou. Sloboda fez também uma breve prestação de contas sobre obras em andamento, informando de a frota municipal possui cerca de 180 veículos em funcionamento e em renovação.

Conforme o prefeito, dos 70 prédios públicos municipais existentes, quase todos já foram revitalizados, faltando perto de 8 para completar o processo de reformas e conservação. Para o aniversário do município, no próximo mês, ele anunciou que a expectativa é a de entregar até 15 obras à população.

(Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.