em

Jaguariaíva terá Plano de Segurança Pública 

Um dos setores de Jaguariaíva que vem apresentando mais demandas é a segurança pública. Para enfrentar esta situação, o prefeito José Sloboda (DEM) anunciou a implantação do Plano de Segurança Pública. 
Entre as ações, o programa inclui a implantação do projeto de videomonitoramento com câmeras digitais e a implantação da Guarda Municipal. Sloboda explica que está aberto processo de licitação para locação, pelo prazo de 60 meses, de 96 câmeras de monitoramento, que serão instaladas nos prédios públicos municipais, vias de maior movimento e também nos acessos da cidade. O investimento, na ordem de R$ 1,7 milhão, inclui ainda implantação de uma central de monitoramento que vai funcionar 24 horas por dia, no Complexo Matarazzo, próximo à sede do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu. "Já temos em funcionamento o programa Cidade Digital, via Ministério das Comunicações. Assim, com toda a cidade interligada por fibra óptica, teremos mais facilidade na instalação dos equipamentos", explica o prefeito. A previsão é que até outubro o sistema esteja em operação. 

Guarda Municipal
O próximo passo, afirma Sloboda, é enviar para a Câmara de Vereadores projeto de lei que visa instituir uma autarquia que vai cuidar do trânsito e da Guarda Municipal. "Com as câmeras em funcionamento, poderemos remanejar parte dos 46 guardas patrimoniais que hoje cuidam da segurança dos prédios públicos para a central de monitoramento e outra parte poderemos destinar – mediante concurso interno – para a Guarda Municipal e também para o trânsito, que será regulamentado", explica. 
A ideia é que a partir de janeiro de 2020 a Guarda esteja em funcionamento. "Precisamos realizar concurso público e incluir a autarquia na lei orçamentária para o próximo ano. Além disso, estamos negociando com a Câmara a devolução dos recursos que não serão usados pelo Legislativo – cerca de R$ 800 mil – para manutenção da autarquia", frisa. "Já reivindicamos junto ao 4º Comando Regional da Polícia Militar aumento do número de policiais e de viaturas para a cidade. Mas também estamos fazendo a nossa parte para melhorar a segurança", observa o prefeito.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.