em

Latas de alumínio para bebidas: a embalagem mais sustentável do planeta

O Brasil acaba de completar 30 anos da primeira lata de alumínio para bebidas. Nesse período, o setor investiu cerca de R$ 12 bilhões e hoje é o terceiro maior mercado mundial, perde apenas para China e Estados Unidos. O presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, enfatiza que o crescimento da lata de alumínio no Brasil é vertiginoso. "Hoje são 22 unidades industriais espalhadas por todas as regiões do país. Isso quer dizer que o setor investiu pesado para atender a demanda crescente dos consumidores e dos diversos fabricantes de bebidas por uma embalagem comprovadamente sustentável".

Economia Circular

A lata de alumínio para bebidas é líder de reciclagem. Hoje, no Brasil, 97,3% de latas recicladas. Além dos empregos diretos da indústria de latas de alumínio, estima-se que a embalagem sozinha garanta a renda de cerca de 1 milhão de pessoas. "O padrão de logística reversa da lata serviu de modelo para a formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que orienta a coleta seletiva no país e tenta estimular o reaproveitamento de resíduos descartados", afirma Cândido.

O elevado índice de reciclagem representa um ciclo de vida com menor emissão de gases de efeito estufa em relação a outras embalagens. A produção de uma lata com material reciclado reduz em 95% a emissão de CO2 e de energia, em relação à lata produzida a partir do alumínio primário. Cada quilo de lata reciclada economiza cinco de bauxita, minério utilizado para produção do chapa de alumínio. "Há mais de 10 anos o Brasil é campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio, superando países como China e Estados Unidos", destaca o presidente da Abralatas.

Paraná

O setor conta com uma fábrica moderna e de alta produtividade na cidade de Ponta Grossa. A fábrica de latas paranaense, segundo Cátilo Cândido, se destaca pelos potenciais econômico e logístico da região dos Campos Gerais. "A fábrica da Crown em Ponta Grossa atende clientes estratégicos da Região Sul, Sudeste e países do Mercosul. A região se destaca por ser o maior entroncamento rodoferroviário do sul do país, com fácil acesso ao Estado de São Paulo, ao sul brasileiro e ao porto de Paranaguá". 

A unidade de Ponta Grossa, pertence a Crown Embalagens, que é uma das mais importantes fabricantes de latas de alumínio para bebidas no mundo. A produção em Ponta Grossa iniciou em janeiro de 2011, e se mantém nos últimos anos entre as cinco maiores geradoras de valor nos setores da indústria, comércio e serviços para a cidade. A empresa conta atualmente com duas linhas de produção e capacidade anual de 2,3 bilhões de latas de alumínio para bebidas.

 

Desde sua implantação, foram investidos mais de US$ 80 milhões na construção e melhorias da fábrica que conta com aproximadamente 30 mil m² de área construída e gerados aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos. O Estado do Paraná também conta com dois centros de coleta de sucatas de latas de alumínio, localizados em Curitiba e na cidade de Araucária.

Abralatas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio é uma associação civil sem fins lucrativos criada em março de 2003 pelos fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas. O objetivo é estabelecer o intercâmbio de experiências com a sociedade, promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade dessa embalagem e de sua cadeia produtiva no Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.