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“Leilão das rodovias deve acontecer até meados de 2021”, aponta Sandro Alex 

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou nesta terça-feira (18), que o Estado projeta realizar o leilão de concessão de 4,1 mil quilômetros de rodovias na Bolsa de Valores até meados de 2021. "Para que em novembro, ao término do atual contrato, as novas concessões entrem em vigor no dia seguinte", afirmou o secretário, ao participar de audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, que discutiu a concessão das rodovias paranaenses.
O secretário ressalta que desde setembro de 2019 a Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL),  contratada pelo governo federal, realiza os estudos para a modelagem do novo programa de concessões de rodovias que cortam o Paraná. A expectativa, aponta o secretário, é que os estudos sejam finalizados em meados deste ano. "Depois disso vamos apresentar o modelo à sociedade e lideranças e qual será os moldes do leilão. Vamos percorrer o estado para divulgar o modelo para paraenses e investidores, inclusive com a apresentação no exterior, com a possibilidade de atrair investidores internacionais para a disputa, que vai ser o maior lote de concessões rodoviárias do Brasil", frisa. 

Modelo 
Segundo o secretário, o objetivo do governo do Paraná é conseguir a menor tarifa e realização de importantes obras. "Queremos uma modelagem mais moderna prevendo mecanismos que não foram utilizados no Paraná. Queremos wifi em toda a extensão das rodovias; além disso, rodovias simples terão tarifa compatível a rodovia simples. Não se pode cobrar tarifa por obra que ainda não foi realizada", exemplifica. 
A ideia é de que o novo programa de concessões incorpore ao conjunto de rodovias que formam os 2,5 mil quilômetros do Anel de Integração mais três rodovias: a PR-092 (Norte Pioneiro), a PR-323 (Noroeste) e a PR-280 (Sudoeste). O futuro leilão também deve abranger os trechos paranaenses das BRs 163, 153 e 476, totalizando 4,1 mil quilômetros. 

Deputados discutem concessões 
Na audiência pública 'Estudos para Estruturação de Concessões Rodoviárias do Paraná', realizada nesta terça-feira e promovida pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia da Alep, presidida pelo deputado Tião Medeiros (PTB), os parlamentares defenderam uma maior participação da Assembleia Legislativa na discussão do tema. “Estamos focando o debate em dois pontos: quais os modelos serão adotados e a necessidade da Assembleia ter espaço no grupo de trabalho que discute o tema”. Para Medeiros, os parlamentares estão em contato diário com a população e são cobrados sobre o assunto. No ano passado, o governo criou o Grupo Técnico de Acompanhamento e Apoio Conjunto (GTAAC-Paraná) que, em conjunto com o GTAAC-Brasília, acompanha o processo de estruturação de concessão da malha rodoviária
Para o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o Paraná tem de tomar o cuidado para não repetir os erros do passado e adotar um modelo que possa prejudicar a população. “Os critérios têm de ser objetivos. Temos de adotar um modelo que privilegie um maior número de obras e uma menor tarifa. Temos de focar nestes pontos nas discussões. Não podemos aceitar outra coisa que não seja isso”, defendeu.
 

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